Filosofia, perguntado por tatajjbaekhyun, 10 meses atrás

Qual o valor estético de a fonte, de Duchamp?

Soluções para a tarefa

Respondido por evandroferrari1
10

Olá!

A fonte foi uma obra feita no início do século XX, em que se havia uma certa insatisfação de alguns artistas de ver todas as obras expostas em museus seguindo um padrão estético, sempre querendo se mostrar bonita ou elegante.

A fonte foi uma das obras que marcam o dadaísmo, que é um movimento que procura dar crítica ao non-sense (sem sentido), ao mesmo tempo que procura levantar algum tipo de crítica por trás.

"Dada não significa nada: Sabe-se pelos jornais que os negros Krou denominam a cauda da vaca santa: Dada. O cubo é a mãe em certa região da Itália: Dada. Um cavalo de madeira, a ama-de-leite, dupla afirmação em russo e em romeno: Dada. Sábios jornalistas viram nela uma arte para os bebês, outros Jesus chamando criancinhas do dia, o retorno ao primitivismo seco e barulhento, barulhento e monótono. Não se constrói a sensibilidade sobre uma palavra; toda a construção converge para a perfeição que aborrece, a ideia estagnante de um pântano dourado, relativo ao produto humano.

—Tristan Tzara"

Embora muita gente tenha criticado a obra, ainda sim, pra muita gente, tem significado. Estudiosos afirmam que a fonte é a insatisfação da estética da obra e sempre ter um sentido empregado, é como falar "Porque não posso simplesmente fazer uma obra sem sentido? O que me impede?"

Espero ter te ajudado!

Perguntas interessantes