Qual o uso dos satélites na prevenção de desastres naturais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Sensoriamento Remoto é um instrumento eficiente para a gestão de desastres, e tem sido utilizado não somente por docentes e pesquisadores, mas também pelo Ministério da Defesa e por organizações responsáveis pela proteção da população e dos recursos naturais.
Isso acontece porque, através de imagens de satélite, é possível monitorar e previnir impactos ambientais. A captação dessas imagens, porém, é realizada por operadores de satélites e então obtidas por agentes da Defesa Civil. A busca por esses recursos comerciais é árdua e custosa, dando origem à questão: “Por que gastar dinheiro comprando dados de Sensoriamento Remoto se existe a opção de acessá-los gratuitamente?”
A verdade é que, apesar da burocracia no processo de compra ser inevitável, tornando-se por vezes um fator mais enfadonho que o dinheiro, os dados comerciais possuem vantagens essenciais que precisam ser consideradas. Por meio de um distribuidor local ou pela estação de recepção de dados do sistema, o fornecedor oferece um atendimento exclusivo, às vezes, sob demanda, para programar satélites que podem atender a requisitos específicos.
Explicação:
Resposta:
O sensoriamento remoto é um instrumento eficiente para a gestão de desastres, e tem sido utilizado não somente para docentes e pesquisadores, mas também pelo ministro da defesa e por organizações responsáveis pela proteção da população e dos recursos naturais.
Isso acontece porque, através de imagens de satélite, é possível monitorar e prevenir impactos ambientais.
mais detalhes você encontra no site do Linkedin
Explicação: