QUAL O ÚNICO TIPO DE PROVA DE CICLISMO DE ESTRADA UTILIZADA NAS
OLIMPIADAS?
Soluções para a tarefa
A exemplo das provas de estrada, o ciclismo de pista estava presente no programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas-1896. Desde então, a modalidade só ficou ausente de uma edição: Estocolmo-1912.
História
A exemplo das provas de estrada, o ciclismo de pista estava presente no programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas-1896. Desde então, a modalidade só ficou ausente de uma edição: Estocolmo-1912. Naquele ano, apenas as provas de estrada foram disputadas.
A origem do ciclismo de pista é bem próxima ao de estrada. As primeiras competições oficiais da modalidade datam de 1870, quando os atletas já competiam em ginásios fechados com pistas de madeira. A grande vantagem desta vertente do ciclismo era justamente o fato de não depender do bom tempo e ainda dar a possibilidade de cobrar ingressos dos torcedores que fossem acompanhar as provas.
No ciclismo de pista, a velocidade é o principal fator. No total, são 10 tipos de provas diferentes, sendo 5 masculinas e 5 femininas. Além das disputas de velocidade, velocidade por equipe, keirin, perseguição por equipes, a novidade é a omnium. Essa prova estreou em Londres-2012 e nela os atletas competem por pontos, duelam em perseguição, fazem disputas contra o relógio e também em formato de corrida. Sobem ao pódio aqueles que forem mais regulares e somarem mais pontos ao fim de todas as provas.
Uma curiosidade em relação às bicicletas da pista é que elas não possuem freio e contam com apenas uma marcha. Devido a alta velocidade atingida pelos atletas durante as provas, o uso do freio poderia causar acidentes e apresentar grande risco aos competidores. Além disso, outro fato curioso é que as mulheres só passaram a competir por medalhas nos Jogos Olímpicos no ciclismo de pista a partir de Seul-1988.
Curiosidades
A prova sem vencedores
A prova de velocidade das Olimpíadas de Londres-1908 teve um dos finais mais inusitados de todos os tempos. A prova decisiva foi disputada pelo francês Maurice Schilles e pelos britânicos Benjamin Jones, Victor Johnson e Clarence Kingsbury. Mas nenhum deles levou uma medalha sequer para casa.
Com percurso de 1km, o tempo limite para completar a prova era de 1 minuto e 45 segundos. Mas nenhum dos finalistas conseguiu terminar a disputa abaixo desse tempo. Johnson e Kingsbury ficaram pelo caminho com pneus furados. Na linha de chegada, Schilles superou Jones por pouco, mas, para surpresa geral, não ficou com o ouro.
A União Internacional de Ciclismo se recusou a permitir que a disputa fosse repetida, deixando a corrida sem medalhistas.
Espero Ter Ajudado mlk
Resposta:
ciclismo BMX é a disciplina mais nova em disputa nos Jogos, com estreia em Pequim 2008. O único evento do BMX é o Supercross, no qual os participantes largam de uma rampa de oito metros ganhando velocidade para percorrer a pista com extensão entre 300 e 400 metros, repleta de obstáculos.