Filosofia, perguntado por ismoura, 1 ano atrás

Qual o sentido de ruptura das Artes moderna e contemporânea

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
37
ARTE MODERNA foi um dos principais fenômenos da história da arte da sociedade brasileira. Financiada pela burguesia cafeicultora de São Paulo, a Semana de Arte e o movimento modernista desenvolvido a partir desse momento exerceram forte influência sobre a produção artística brasileira durante o século XX.

O objetivo dos idealizadores da Semana de Arte Moderna não era tanto a apresentação de novas concepções estéticas para a vida artística brasileira. O foco da Semana era destruir as velhas formas artísticas na literatura, música e artes plásticas, encravadas na produção brasileira desde meados do século XIX, tais como o parnasianismo na literatura e o realismo acadêmico nas artes plásticas.  O alvo era destruir tudo o que havia de passadismo na cultura nacional.


ARTE CONTEMPORÂNEA é uma tendência artística que começou a se manifestar no período Pós-Guerra como uma ação de separação com a Arte Moderna. Embora não haja consenso entre os historiadores e críticos de arte acerca do princípio da Arte Contemporânea, considera-se que ela ficou mais evidente e ganhou mais espaço na segunda metade do século XX, estendendo-se até os dias atuais.
Respondido por vieirakennedy807
3

Resposta:

A arte moderna toma corpo num contexto de grande transformação que ocorre sobretudo a partir do século XIX com a Industrialização, que inaugura uma nova classe social, a burguesia.

 Essa nova classe social necessitava de uma nova forma de arte para se legitimar culturalmente. A arte acadêmica, as belas-artes com regras impostas pela academia e talhadas aos moldes da antiga aristocracia, passa a dar lugar a propostas construídas por artistas que surgem em movimentos e contextos singulares.

Perguntas interessantes