Filosofia, perguntado por andressamelyssa, 1 ano atrás

Qual o principal mecanismo que nosso corpo usa para informar a necessidade de mudar o ritmo respiratório?

Soluções para a tarefa

Respondido por PedroHenrr
12
Pode ter amplas possibilidades, mas algumas delas são importantes ressaltar, sendo elas: DIFERENÇA DE CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO e a ATUAÇÃO DO HORMÔNIO ADRENALINA no sangue. Vale enfatizar, no entanto, a importância do SISTEMA NERVOSO no RITMO RESPIRATÓRIO que terá como um dos protagonistas o BULBO RAQUIDIANO! 

DIFERENÇA DE CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO:

Quando o indivíduo permanece em um estado de respiração LENTA, ele AUMENTA a CONCENTRAÇÃO de GÁS CARBÔNICO no sangue, fazendo com que o pH sanguíneo fique ABAIXO de 7, tornando-se ÁCIDO. Em relação a isto, o BULBO informa para o indivíduo AUMENTAR UM POUCO a frequência cardiorrespiratória, com o objetivo de EVITAR, por exemplo, uma ACIDOSE SANGUÍNEA. 

Quando o indivíduo permanece em um estado de respiração RÁPIDA, ele DIMINUI a CONCENTRAÇÃO de GÁS CARBÔNICO no sangue, fazendo com que o pH sanguíneo fique ACIMA de 7, tornando-se BÁSICO OU ALCALINO. Em relação a isto, o BULBO informa para o indivíduo DIMINUIR UM POUCO a frequência cardiorrespiratória, com o objetivo de EVITAR, por exemplo, uma ALCALOSE SANGUÍNEA. 

HORMÔNIO ADRENALINA:

Atua no organismo em situações de LUTA ou FUGA, promovendo reações marcantes, como por exemplo, AUMENTAR A FREQUÊNCIA CARDIORRESPIRATÓRIA, DILATAR A PUPILA DOS OLHOS e METABOLIZAR MAIS RAPIDAMENTE AÇÚCARES. 

Espero ter ajudado. 

Perguntas interessantes