Saúde, perguntado por cei, 1 ano atrás

qual o posicionamento do enfermeiro diante ao paciente hipertenso

Soluções para a tarefa

Respondido por jeanny5
0
Certamente você já ouviu dizer que seu vizinho, familiar ou amigo tem pressão alta. Também já deve ter ouvido dizer que o mesmo nunca apresentou nenhum sinal da doença e um dia infartou ou teve um derrame.

Pois é, a pressão alta é mesmo uma doença silenciosa que atinge grande parte da população brasileira. A  Sociedade Brasileira de Cardiologia aponta  que a prevalência da hipertensão arterial varia entre 22 e 44% em adultos, é de 50% em indivíduos entre 60 a 69 anos, aumentando para 75% naqueles com mais de 70 anos de idade.

Ser silenciosa é uma das principais características da pressão alta, e uma das mais preocupantes, pois por não sentirem nada geralmente as pessoas descobrem tardiamente, quando os “órgãos alvo” já sofreram lesões ocasionando Infarto agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico (AVC ou AVE), Lesão Renal Aguda (LRA), entre outros.

̈ Muitas pessoas não tratam a Hipertensão porque não sentem nada, é uma doença que não incomoda.

̈ Os sintomas geralmente aparecem na crise hipertensiva, que trata-se de uma situação clínica na qual ocorre uma elevação brusca da pressão arterial e aí sim, essa vem acompanhada de sintomas como cefaleia (dor de cabeça), taquicardia, visão turva, pernas inchadas, agitação e insônia.

No cotidiano profissional percebemos que este é um tema em que os pacientes e familiares apresentam muitas dúvidas, e resolvemos nos dedicar nesse artigo na tentativa de esclarecer as mais frequentes.

Perguntas interessantes