Biologia, perguntado por tuliomendonca99, 9 meses atrás

Qual o período que ocorreu os primeiros sintomas até a descoberta do óleo no pequeno Lorenzo? (Texto o óleo de Lorenzo)

Soluções para a tarefa

Respondido por aninhabatgirl
1

Moser continuou durante anos, até à sua morte em 2007, a estudar a eficácia do óleo de Lorenzo. E, em 2005, um artigo publicado na revista Archives of Neurology e co-assinado por ele e por Augusto Odone, entre outros (Michaela morrera em 2000, vítima de cancro do pulmão), concluía que a preparação dos Odone conseguia fazer diminuir significativamente o risco de aparecerem sintomas da doença em rapazes portadores do defeito genético responsável. "Aconselhar", escreviam os cientistas, "um tratamento com óleo de Lorenzo em rapazes assintomáticos com adrenoleucodistrofia cujos exames de ressonância magnética cerebral se revelaram normais."

Lorenzo nunca recuperou a saúde perdida, como tinham sonhado os seus pais. Mas conseguiu viver quase um quarto de século com a doença - graças em parte ao óleo, acredita o pai - e rodeado dos cuidados dispensados por Augusto e Michaela, que nunca desistir, e do pessoal de saúde que passou pela casa dos Odone ao longo de mais de duas décadas. "Não conseguia ver nem comunicar, mas ainda estava connosco", declarou Augusto Odone, citado pela BBC online, ao anunciar a morte de Lorenzo no passado fim-de-semana.

Nos últimos dias, tinha contraído uma pneumonia ao aspirar acidentalmente alimentos para as vias respiratórias. Morreu a 30 de Maio, na sua casa na Virgínia, um dia a seguir ao seu trigésimo aniversário.

Lorenzo tinha uma meia-irmã, Cristina Odone, jornalista e escritora, que se lembra muito bem da altura em que a doença do irmão mais novo foi diagnosticada. Ela não vivia nos EUA, mas conta o que sentiu quando lá voltou para visitar a família, no Natal de 1984. "A mudança radical já tinha acontecido", explicava há dias no jornal britânico The Guardian. "A minha mãe e o meu pai também tinham mudado. O meu pai, que tinha sempre tido uma vontade de ferro, tinha agora uma única obsessão. E Michaela também. Para além disso, o meu pai tinha mudado fisicamente. Tinha o cabelo totalmente branco. Estava irreconhecível. E tão curvado..."

"Sente-se um certo alívio", acrescenta Cristina Odone. "Lorenzo já tinha sobrevivido a tantos de nós - à minha tia, à minha mãe, ao Dr. Moser. Vivíamos com esta questão aterradora: o que aconteceria se viéssemos todos a morrer antes dele?"

Fim e espero ter te ajudado.

Perguntas interessantes