História, perguntado por rianreinaldo75, 7 meses atrás

Qual o papel do nacionalismo no processo de unificação da Itália e da Alemanha? me ajuda é pra hoje.​

Soluções para a tarefa

Respondido por adel40
1

Resposta:

Italia

A Itália era dividida nos seguintes Estados: Reino das Duas Sícilias – monarquia absolutista controlada pela dinastia Bourbon; Reino da Lombardia e Veneza – dominado pela Coroa austríaca; Parma, Toscana e Módena – principiados governados por príncipes austríacos; os Estados Pontifícios – territórios que desde a Idade Média se encontravam sob o domínio da Santa Sé Romana; e o Reino de Piemonte-Sardenha – região próspera e detentora de uma burguesia capitalista ativa.

A conclusão do processo de unificação italiana ocorreu após dois conflitos, que não envolveram diretamente a Itália, mas dos quais ela se beneficiou. O primeiro foi a guerra Austro-Prussiana (1866). O rei da Itália declarou seu apoio à Prússia na guerra contra a Áustria. Em pouco tempo, a Prússia venceu o conflito e, para enfraquecer a Áustria, obrigou-a a entregar à Itália a região de Veneza.

Em 1870, a guerra Franco-Prussiana também favoreceu a unificação da Itália. Durante o conflito, as tropas francesas que guarneciam Roma tiveram que se deslocar para a frente de combate, deixando o papa sem proteção contra as forças nacionalistas. Em 1871, Roma foi ocupada pelas forças unificadoras e proclamada capital da Itália, que se tornou, finalmente uma nação politicamente centralizada. Liderada pelo rei Vítor Emanuel II, adotou o regime monárquico constitucional,

Alemanha

As principais consequências da unificação política alemã foram o rompimento do equilíbrio europeu – a Alemanha se tornou uma potência econômica e política – e a emergência de um forte sentimento revanchista entre os franceses, devido à humilhante derrota na guerra Franco-Prussiana. Tal sentimento foi um dos elementos que, em 1914, fez eclodir a Primeira Guerra Mundial.

Em 1815, o Congresso de Viena instituiu, para substituir a Confederação do Reno, a Confederação Germânica – um conjunto de 38 Estados independentes. O mais poderoso era a Áustria, absolutista e cuja economia era agrária. Mas a Áustria enfrentava o crescimento econômico da Prússia, cuja economia era comercial e industrial. A Prússia desejava unificar politicamente a Alemanha, objetivando integrar e fortalecer o mercado consumidor interno de gêneros manufaturados, o que a beneficiaria, econômica e politicamente. Para a Áustria, a união política significaria o inverso, isto é, o enfraquecimento de seu poder.

Perguntas interessantes