Os fundamentos da quimioterapia da tuberculose – poliquimioterapia e longo tempo de tratamento - baseiam-se em características do bacilo (bacilo de Koch – BK), na farmacologia, em estudos experimentais e em ensaios terapêuticos. As características importantes do bacilo para a quimioterapia são:
- Aerobiose estrita - Como o oxigênio é fundamental para o metabolismo dos bacilos, eles modulam seu comportamento de acordo com a tensão do gás no local da lesão.
- Multiplicação lenta - A ação do medicamento se dá quando o bacilo está metabolicamente ativo, multiplicando-se. Dessa forma, nas situações adversas, nas quais ele deprime seu metabolismo, o medicamento pode não agir. Esse fato é o determinante da cronicidade da doença e do longo tempo da quimioterapia.
- Mutantes resistentes - O BK sofre mutações ao acaso, gerando cepas resistentes a um ou mais dos quimioterápicos empregados no tratamento da tuberculose.
Com base nessas descrições, analise as assertivas a seguir:
I- Muitos BK resistentes surgem em virtude da alta taxa de abandono do tratamento, pelos doentes.
II- Por causa de sua aerobiose estrita, os Mycobacterium causam doenças preferencialmente em tecidos altamente oxigenados como o lóbulo superior do pulmão e do fígado.
III- A técnica de baciloscopia ou esfregaço de escarro continua sendo um dos métodos mais rápidos para a detecção de Mycobacterium tuberculosis.
Assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
As alternativas I, II e III estão corretas. CORRETO
Respondido por
10
Resposta:
as I, II e III estão corretas. Correto
Explicação:
Perguntas interessantes