Sociologia, perguntado por MatheusGmendes, 11 meses atrás

Qual o papel da mídia (4° poder) em um regime democrático?​

Soluções para a tarefa

Respondido por maapf
2

Resposta:A produção da midia televisiva teve inicio num momento de afirmação do capitalismo empresarial no pais. Entre os grupos concessionários prevaleceu a alternativa golpista da construção da derrubada de Vargas em 1953 e a de João Goulart em 1964. Assis Chateubriand que em 1930 apoiara a revolução, dono de poderoso imperio, de jornais, TV e radio, optou em oferecer sua emissora TV Tupi ao lider da UDN, Carlos Lacerda para que pregasse o golpe ao governo. A exceção de Samuel Wainer e sua Ultima Hora, os demais donos da midia, alinharam-se a proposta de destiuir o governo, na realidade o que estava em jogo era impedir o avanço do trabalhismo no Brasil, cujo principal lider era Getulio Vargas.

O livro 1964 a conquista do poder, evidencia as relações de grupos multinacionais e associados (empresários, militares, politicos) que uniram-se aparelhando o estado brasileiro influenciando nas politicas de governo. A rede globo a principal beneficiária do regime pos-1964, hoje em dias recebe a maior parcela das verbas publicitárias do governo federal. Da mesma forma que existem conselhos de saúde, de educação etc..., deveriam haver conselhos de comunicação, as renovações das concessões acontecem sem o conhecimento do povo.

Vivemos um circulo vicioso, pois não existe interesse em abrir-se um debate mais profundo sobre o papel da midia. No governo Sarney assistimos um festival de distribuição de canais de TV, radios para os politicos apaniguados do poder, como forma de obter a 'tal da governabilidade'. Brizola foi o único politico a posicionar-se claramente sobre o assunto, afirmando que sem a democratização dos meios de comunicação tornar-se impossível atingirmos a democracia em nosso pais. Os pleitos são influenciados pelo poder da midia,pelo pais afora assistimos proprietários de rádio, jornais, serem candidatos a cargos eletivos ou alguém da família, ou do circulo de poder.

Enquanto isso a maioria dos eleitores votam de forma desavisada, desinformados a respeito dos candidatos. Collor afiliado da rede globo nas Alagoas, Sarney no Maranhão, ACM na Bahia são exemplos de politicos que se beneficiam da midia para se eleger. FHC e LULA nos 16 anos que governaram o pais, passaram ao largo da questão, não havendo estimulos a promoção de debates sobre o assunto.

A força da midia não esta apenas em construir a realidade, mas também em ocultá-la. Quem tem poder para difundir noticias, tem poder para manter segredos e difundir silencios. Podemos concluir que uma parte do que de importante ocorre no mundo, ocorre em segredo e em silencio, fora do alcance dos cidadãos. A média de horas que um brasileiro fica diante da TV é de 4 horas, recebendo uma grande 'carga de informação', porém cabe a nós perceber que a midia não é onipotente. Devemos exercer de forma pacifica e legitima o nosso poder, diria o quinto poder, lutando pela democratização dos meios de comunicação, pois com isso certamente a mobilização popular e as iniciativas de mudanças serão muito mais fáceis e rápidas.

Explicação:

Perguntas interessantes