qual o objeto de estudo da Ciência psicologia?
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Resposta:
Temos duas respostas possíveis, uma simples e uma mais detalhada.
A resposta simples é: “Psicologia estuda a subjetividade humana, incluindo todos os elementos possíveis, individuais ou grupais, internos ou externos, racional ou irracional, consciente e inconsciente, entre outros”.
A resposta mais detalhada exige um pouco de dissertação, mas vamos lá.
Psicologia é uma palavra de etimologia grega, que por muito tempo significou “estudo da alma” ou “estudo do espírito”.
O conceito de uma ciência/área de estudo está diretamente ligado ao seu objeto. No caso da Psicologia, ao passar dos anos, seu objeto foi se alterando conforme o foco dos estudos e dos “estudiosos”. Podemos afirmar que a Psicologia é como um campo de dispersão.
Como exemplo da mudança do foco, podemos primeiro pensar na origem da Psicologia Científica (séc. XIX) em Leipzig, com Wilhelm Wundt, que colocou a Psicologia como estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente. No século XX, quando os estudos de Freud ganharam repercussão, muitos creditaram que o “foco da psicologia deveria ser as interações conscientes e inconscientes do indivíduo”.
A Psicologia, como ciência e profissão, é um campo de dispersão por ter diversos focos, que variam devido as diversas vertentes. Dentre todas as vertentes cito 3:
Psicologia sistêmica e Teoria Familiar. Essa vertente tem como foco uma sistematização da família, que é vista como a base para o desenvolvimento do indivíduo.
Psicologia comportamental (vertente behaviorista). Essa vertente tem como foco as interações entre os indivíduos e o meio em que estão inseridos, pois, segundo a vertente, o indivíduo transforma o seu meio ao passo em que se transforma.
Psicologia social. Essa vertente tem como foco principal as interações sociais de indivíduos em um determinado meio. “As relações intrapessoais interferem diretamente no desenvolvimento e direcionamento do indivíduo”.
Dada a multiplicidade de focos, o objeto de estudo da psicologia foi colocado como sendo o homem em todas as suas faces, que pode ser resumido em uma palavra: subjetividade.