Qual o nível de Desenvolvimento Socioeconômico encontra os países da América do Sul?
Soluções para a tarefa
A América do Sul é constituída por doze os países, sendo o Brasil o maior em território, mais populoso, industrializado e com a economia mais forte. Esses países tiveram uma industrialização tardia, ficando em desvantagem frente à economia mundial, até a atualidade. Em meados do século XX, os países sul-americanos iniciaram uma modesta industrialização, baseada no modelo de substituição das importações. O final do século XX marca a abertura dos mercados, causando uma grave crise na indústria e uma modificação no arranjo produtivo dos países, forçando maior especialização produtiva, concentrada principalmente no setor primário.
Resposta:
A América do Sul possui 393 milhões de habitantes, cuja densidade demográfica é de 22 habitantes por quilômetro quadrado. A maioria dos habitantes reside em áreas urbanas: 84%. O crescimento demográfico sul-americano é um dos mais altos do mundo: 1,1% ao ano. Porém, seu território apresenta grandes vazios demográficos, como, por exemplo, o deserto do Atacama.
A economia dos países que integram esse subcontinente baseia-se na produção agrícola e no beneficiamento desses produtos.O setor industrial é mais desenvolvido na Argentina, Chile e Brasil, destacando-se os segmentos de refino de petróleo, siderurgia, metalurgia, alimentício, automobilístico, eletroeletrônico e químico. A indústria no Brasil é responsável por 60% da produção sul-americana nesse setor da economia