Qual o modelo econômico mais amplamente adotado no mundo atual
Soluções para a tarefa
Os modelos usam-se comumente não só para explicar como opera a economia ou parte dela, mas também para realizar inferências sobre o comportamento dos fatos e determinar os efeitos ou tomar decisões sobre os mesmos.
Como sugere o anterior, um modelo pode constituir uma representação de aspectos já seja gerais ou mais específicos. Pode ter um papel normativo ou descritivo, etc.
Adicionalmente os modelos econômicos podem geralmente dividir-se entre modelos conceituais, que usualmente possuem um caráter crítico ou analítico (ver Criticismo); modelos matemáticos, que procuram ser uma representação teórica - utilizando variáveis e suas relações matemáticas - do funcionamento dos diversos processos econômicos (ver economia matemática) e modelos diagramáticos ou gráficos, que são a representação de dados, geralmente numéricos, mediante recursos gráficos (tais como linhas, vetores, superfícies ou símbolos), para que as relações que os diferentes elementos ou fatores guardam entre sim se manifestem visualmente. (ver também Iconografía das correlações).
Pode-se entender um modelo econômico como uma representação (ver modelo científico) ou proposta (ver constructo social) mais amplamente, como um conceito que já seja proposicional ou metodológico a respeito de algum processo ou fenômeno econômico. Como em outras disciplinas, os modelos são, em geral, representações ideais ou simplificadas, que ajudam ao entendimento de sistemas reais mais complexos