1. considere a palavra "pseudopersonagem" no trecho "até que — deu-se o desmastreio. o trágico não vem a conta-gotas. [...] reteve-se de vê-la. proibia-se de ser pseudopersonagem, em lance de tão vermelha e preta amplitude." e assinale a opção que descreve o efeito de sentido desse neologismo. * 1 ponto a) o efeito de sentido do neologismo é sarcástico, à medida que o personagem se desqualifica como indivíduo que participa da história. b) o efeito de sentido do neologismo é irônico, à medida que o personagem é uma entidade ficcional, e o prefixo pseudo- sugere falsidade, fingimento, próprios da ficção. c) o efeito de sentido do neologismo é engraçado, ao passo que o personagem deveras existiu e morava em minas gerais, em uma cidade sertaneja à beira do rio são francisco. d) o efeito de sentido é cômico, uma vez que jó joaquim é um personagem inventado pela ficção, e pseudo é uma palavra cujo significado também é falso. 2. no conto desenredo, o autor guimarães rosa utiliza-se de recursos linguísticos como a inversão, modificação de provérbios resgatados junto à oralidade popular, porém aparecem resignificados e reinterpretados. em qual alternativa há a presença de um provérbio ressignificado pelo o autor. * 1 ponto a) até que — deu-se o desmastreio. o trágico não vem a conta-gotas. [...] b) proibia-se de ser pseudopersonagem, em lance de tão vermelha e preta amplitude. c) enfim, entenderam-se. voando o mais em ímpeto de nau tangida a vela e vento. d) daí, de repente, casaram-se. alegres, sim, para feliz escândalo popular, por que forma fosse.
Soluções para a tarefa
A opção que descreve o efeito de sentido do neologismo referido é a letra B) O efeito de sentido do neologismo é irônico, à medida que o personagem é uma entidade ficcional, e o prefixo pseudo- sugere falsidade, fingimento, próprios da ficção.
Neologismo pode ser classificado como na criação de uma palavra ou expressão, ou na invenção de sentido de uma palavra que já existe.
A ironia é uma figura de linguagem utilizada para relatar algo através de expressões que, de propósito, têm um sentido oposto ao que se quer dizer ou por configurar uma situação cômica. Pode ter ou não tom de sarcasmo ou deboche.
No caso em questão, "pseudopersonagem" é uma ironia observável, ou seja, a situação se torna engraçada pois a palavra quer relatar que tal personagem, que já é fictício, é falso.
a
2º TRI | L. Portuguesa | 3ª Série | Aula 49 | 11/06/2021
1. Considere a palavra “pseudopersonagem” no trecho “Até que — deu-se o desmastreio. O trágico não vem a conta-gotas. [...] Reteve-se de vê-la. Proibia-se de ser pseudopersonagem, em lance de tão vermelha e preta amplitude.” e assinale a opção que descreve o efeito de sentido desse neologismo
b) O efeito de sentido do neologismo é irônico, à medida que o personagem é uma entidade ficcional, e o prefixo pseudo- sugere falsidade, fingimento, próprios da ficção.
2. No conto Desenredo, o autor Guimarães Rosa utiliza-se de recursos linguísticos como a inversão, modificação de provérbios resgatados junto à oralidade popular, porém aparecem resignificados e reinterpretados. Em qual alternativa há a presença de um provérbio ressignificado pelo o autor
a) Até que — deu-se o desmastreio. O trágico não vem a conta-gotas. [...]
Classroom
2-a