qual o efeito da radioatividade no corpo humano
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em física, radiação é a emissão de energia por meio de ondas. Determinados elementos químicos, por possuírem núcleos instáveis (quando não há equilíbrio entre as partículas que o formam), liberam raios do tipo gama, capazes de penetrar profundamente na matéria. É o caso dos combustíveis utilizados nas usinas nucleares, como o urânio e o plutônio.
Quando exposto a esse tipo de radiação, o corpo humano é afetado, sofrendo alterações até mesmo no DNA das células. A radiação tem a capacidade de alterar a característica físico-química das células. As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis.
De maneira geral, os efeitos da radiação no corpo humano são divididos entre agudos e crônicos.. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mais significativa de radiação. Já os agudos são imediatos.
Efeitos crônicos
Por outro lado, os efeitos crônicos da exposição à radiação se manifestam até muitos anos após o contato com a substância radioativa. Esses sintomas estão relacionados a um tipo de contato específico com esses elementos químicos e, nesse caso, a pessoa terá contato com uma quantidade significativa de radiação, mas não de maneira direta.
Efeitos agudos
A manifestação dos efeitos agudos da exposição à radiação acontece de maneira imediata, e aparecem quando alguém tem contato com uma grande quantidade de radiação diretamente, como acontece com os bombeiros retratados na série Chernobyl. Como mencionamos anteriormente, essa situação consiste no envenenamento do organismo devido às altas taxas de radiação, o que inevitavelmente resulta em morte.
Explicação: