Qual o contexto histórico que se inicia a imigração europeia para o Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A imigração começou com o terror aplicado por Napoleão Bonaparte na Europa, obrigando a Família Real Portuguesa a vir para o Brasil em 1808. Nesse ano deu-se a abertura dos portos. Em 1818 e 1819 chegaram aproximadamente 2000 suíços que se tornaram súditos do rei de Portugal e o local onde ficaram passou a se chamar Nova Friburgo, devido o cantão de Friburgo. Em 1824 foi um março para a imigração, com a chegada de 39 Alemães que foram enviados para o Sul, principalmente para o Rio Grande do Sul. o intuito do império era a proteção das fronteiras e os alemães queriam terras para o cultivo.
A partir de 1850 deu-se a imigração propriamente dita com a chegada de Italiano e Alemães que vieram para as fazendas de café se estabelecendo em São Paulo e no Sul, principalmente Paraná. Essas pessoas vinham com as despesas pagas pelos donos das fazendas e tinham hospedagem e comida, porém, ficavam devendo e não podiam sair das fazendas enquanto não pagassem suas dúvidas que era quase impossível pagar, tanto que houve revoltas de Alemãs. Após isso o governo brasileiro passou a financiar a vinda de imigrantes para o Brasil, assim eles não chegavam devendo e eram encaminhados para as fazendas de café também para Minas Gerais envolvidos na agropecuária. Também Bahia e Espírito Santo. A partir de 1880 foi a vez dos espanhóis chegarem, após 1900 os japoneses começaram sua imigração e após eles, devido as guerras chegaram os Árabes, Libaneses, Sírios.
Vale ressaltar que o nordeste já contava com a presença de Holandês e Franceses devido as invasões no séc.XVII. A imigração ganhou força com o fim do transporte de escravos para o Brasil. Os portugueses sempre vieram para o Brasil em todos os períodos.
Espero contribuir.