Qual o conceito de história ?e o que alguns estudiosos falaram sobre alguns povos
Soluções para a tarefa
Resposta:
É chamado de história o conhecimento que estuda as ocorrências do passado.
Os historiadores definem essa ciência de alguns modos distintos. Há uma linha de pensamento que acredita que a história estuda, na realidade, a ação dos seres humanos através do tempo, investigando seus comportamentos e suas consequências.
Há também quem defenda que esse conhecimento se dedica à pesquisa das mudanças nas diversas sociedades ao longo dos anos.
Assim, cabe ao profissional dessa área apurar a trajetória dos acontecimentos e eventos importantes, formulando algumas conclusões e ampliando o pensamento crítico na sociedade.
Vale destacar a necessidade de um método de pesquisa, onde o profissional escolhe o documento ou fontes históricas no qual vai basear sua pesquisa.
Exemplos de fontes históricas são vestimentas, artefatos artísticos, documentos, utensílios, construções, fósseis, obras de arte, fotografias e tudo que venha a servir como vestígios do passado.
alguns dos povos mais antigos da historia segundo Historiadores foram os
Povos da Mesopotâmia
A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus. Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas.
Sumérios
Os primeiros povos a estabelecerem-se na Mesopotâmia foram os sumérios, por volta de 5000 a.C. Eles fundaram as primeiras cidades da região, das quais se destacam, por exemplo, Ur, Uruk e Eridu. As cidades sumérias logo assumiram a condição de cidades-estado, ou seja, possuíam total autonomia e uma administração própria.
Essas cidades estiveram em constante estado de guerra umas com as outras pela disputa de terras. Cada uma delas possuía um deus ou deusa distinto e, para a adoração desse deus, eram construídos templos conhecidos como zigurates. As cidades sumérias desenvolveram uma característica típica dos agrupamentos humanos: as diferenças entre classes sociais. Na Suméria, existia uma pequena classe bem estabelecida e privilegiada que vivia à custa do trabalho das classes baixas.
os sumérios criaram a primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme. A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios por volta de 3000 a.C. para manter um registro sobre a contabilidade do comércio, do palácio real e da produção agrícola. Os registros escritos eram realizados em blocos de argila a partir de um objeto pontiagudo conhecido como cunha. Outros povos que habitaram a região também utilizaram-se da escrita cuneiforme.
Acádios
Por volta de 2200 a.C., os acádios, um povo que habitava a região central da Mesopotâmia, conquistou as grandes cidades da Suméria e fundaram o Império Acádio. Os acádios tinham Ágade como sua principal cidade e tiveram Sargão I como importante rei. Esse império foi um dos primeiros centralizados da humanidade.
O Império Acádio, no entanto, teve um curto período de existência. Rebeliões internas, aliadas à pressão exercida pela chegada de outros povos estrangeiros, como os gútios e os elamitas, enfraqueceram esse império. O enfraquecimento dos acádios permitiu a conquista do poder pelos amoritas.
Explicação: