. qual motivo levou ao príncipe-regente d. joão vi a decidir pela transferência da corte portuguesa para o rio de janeiro em 1808? * 1 ponto o desejo de reforçar o poder português em sua mais rica colônia. fugir da invasão do exército francês após quebrar o bloqueio continental; procura por um lugar de clima mais quente para estabelecer sua residência. recolonizar o brasil que havia feito sua proclamação de independência em 1788.
Soluções para a tarefa
Resposta: Fugir da invasão do exército francês após quebrar o bloqueio continental;
Explicação:
A vinda da família real para o Brasil deu-se na passagem de 1807 para 1808 e foi resultado da guerra travada entre França e Reino Unido durante o período napoleônico. A transferência da corte ocorreu pela recusa de Portugal em obedecer as ordens da França e aderir ao Bloqueio Continental, instituído com o objetivo de prejudicar os ingleses, em 1806.
Com isso, o regente de Portugal, d. João, filho de d. Maria I, decidiu transferir toda a corte para o Brasil. Assim, o poder português instalou-se no Rio de Janeiro, resultando em transformações que tiveram influência fundamental no desencadeamento do processo de independência do Brasil, alguns anos depois
O motivo levou ao príncipe-regente d. joão vi a decidir pela transferência da corte portuguesa para o rio de janeiro em 1808:
Fugir da invasão do exército francês após quebrar o bloqueio continental;
Quando estudamos a história da Brasil, aprendemos que a vinda da família real ocorreu entre 1807 e 1808, sendo retratada como resultado da guerra entre França e Reino Unido no período napoleônico.
A vinda da família real se deu recusa de Portugal em obedecer as ordens da França para aderir ao Bloqueio Continental, que prejudicaria os ingleses, no ano de 1806.
Por isso que d. João, decidiu transferir toda a corte para o Brasil, fazendo com que o poder português ficasse no Rio de Janeiro.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/11025904