qual material usado na escultura bizantina?
Soluções para a tarefa
A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.
Resposta:
A pintura Bizantina não foi muito bem desenvolvida, pois sofreu a oposição do movimento iconoclasta. Este movimento, surgido na época, questionava a adoração de ícones como imagens e quadros de santos.
Segundo a prática monoteísta, só Deus pode ser adorado e qualquer outra forma de veneração ou contemplação é repudiada e considerada idolatria. Desta forma, as estátuas e quadros não eram admitidas.
Uma técnica que fazia sucesso na época Bizantina e que muito se destacaram nesta arte, foi a tática de mosaico. Constava de trabalho criado com pedacinhos de pedras coloridas, que eram fixadas com cimento, em uma parede. Compunham desta forma belas ilustrações ou desenhos. Nestes mosaicos era comum retratarem o imperador, os profetas, e divindades.
Explicação:
Muito influenciada pelo Oriente, tinha características como: a rigidez, a uniformidade, a presença de folhagens estilizadas, contava com linhas geométricas bem demarcadas, e a ausência de naturalidade. Um material muito usado era o marfim.
Arquitetura
Neste campo artístico destacaram-se as construções religiosas. Igrejas majestosas, espaçosas e imponentes, destacaram-se como expressão da arquitetura neste período. Para possibilitar estas características foi necessário o uso de cúpulas, com sustentação por meio de colunas. Estas exibiam capiteis (parte superior da coluna) decorados com ouro. E assim eram construídas as igrejas bizantinas. A Igreja da Ressurreição é um exemplo do jogo de cores e detalhes expressados na arquitetura bizantina