qual instrumento tecnológico que permite determinar que as estruturas menores e mais leves ficam com a carga positiva na parte superior da nuvem que as estruturas mais e mais pesados adquirem cada negativo ficou na parte inferior da nuvem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A polaridade das moléculas, ou polaridade de íon-fórmula, é uma propriedade física determinante na compreensão da solubilidade de um material em outro ou na compreensão de como suas moléculas interagem (forças intermoleculares) umas com as outras.
De forma mais simples, determinar a polaridade de uma molécula é identificar se ela apresenta polos negativos e positivos (molécula polar) ou não (molécula apolar). Para isso, é necessário conhecer o tipo de ligação que forma a substância:
Ligação iônica
Toda substância que é originada por ligações iônicas automaticamente já é caracterizada como sendo polar. Isso porque sua formação provém da interação entre cátions e ânions, logo, apresenta polo positivo e negativo.
OBS.: Vale ressaltar que substâncias iônicas não são compostas por moléculas, mas, sim, por íons-fórmula.
Ligação covalente
Quando a substância é formada por ligações covalentes, podemos utilizar duas formas:
Relação entre o número de nuvens eletrônicas no átomo central da molécula e os átomos (tipos de elementos) ligados a ele;
Soma dos vetores momento dipolar presentes entre o átomo central e os átomos ligados a ele, levando em consideração a geometria molecular. Nesse caso, é fundamental conhecer a ordem decrescente de eletronegatividade, já que o vetor indica qual átomo está atraindo os elétrons da ligação com o outro.
Ordem decrescente de eletronegatividade
Ordem decrescente de eletronegatividade
Determinação da polaridade das moléculas a partir do número de nuvens e átomos iguais
a) Molécula polar:
Uma molécula é polar quando o número de nuvens eletrônicas no átomo central é diferente do número de átomos (do mesmo elemento químico) ligados a esse átomo.
Exemplos:
→ Molécula de água (H2O)
Explicação: