Qual impacto do crescimento econômico da china na nova ordem mundial?
Soluções para a tarefa
Explicação:
A Nova Ordem Mundial
A discussão sobre uma nova ordem mundial teve início com o fim da Guerra Fria, que pode ser demarcado pela queda do muro de Berlim (1989) e pelo fim da URSS (1991). Afinal, se a ordem bipolar estava terminando, teria que surgir uma nova.
Sobre essa nova ordem, inicialmente, havia duas hipóteses: a da ordem multipolar, cujas potências seriam Estados Unidos, União Europeia e Japão (com a possibilidade da ascensão de outros atores hegemônicos) e a monopolar, controlada por uma única superpotência – os Estados Unidos.
Situação política da China
O governo chinês é caracterizado pela existência de um único partido e pelo planejamento e intervenção estatal na economia. No entanto, embora o país se reivindique socialista, existe também uma imensa presença do capital privado, e as desigualdades socioeconômicas características do modelo capitalista estão presentes em diversos setores da economia chinesa, sobretudo nas chamadas zonas econômicas exclusivas.
As ambições chinesas
Além do tamanho da economia do país e de ser o grande centro da produção industrial do mundo, a China expande seus braços sobre a economia mundial de outras maneiras. O país tem se tornado um dos maiores compradores de matérias-primas e um dos maiores investidores em mineração, geração de energia e projeto de infraestrutura de transporte em diversas regiões do mundo, com destaque para a África e América Latina, mas também em áreas centrais como o continente europeu.