Química, perguntado por thaliasabino99, 10 meses atrás

Qual gráfica representa essas transformações é:​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por garciamxtz
0

Resposta:

Letra A

Explicação:

Aumento do volume isobárico, ou seja a pressão constante. O gráfico A mostra a relação Pressão (P) com Volume (V). Veja que o volume saiu do volume inicial (V₀) para um volume final (V) como uma reta indo para a direita, isso indica que a pressão foi mantida constate. O aumento do volume foi realizado com o aumento da temperatura T₀ (inicial) para T (final), porém como o gráfico é bidimensional a temperatura não consta no gráfico. Aumento isobárico é regido pela seguinte equação: V/T = constante. Volume e temperatura diretamente proporcionais, se V aumenta, T também aumenta e vice-versa.

Segunda parte, houve um retorno ao volume inicial isotérmico (temperatura constante, temperatura está em T - final). A equação que rege uma mudança isso térmica é a seguinte: P . V = K (onde, K = constante). Ou seja, perceba que P e V são inversamente proporcionais, ou seja, em uma transformação isotérmica, para reduzir o volume é preciso aumentar a pressão e vice-versa. Assim, temos a segunda parte do gráfico que é uma reta inclinada para a esquerda indicando que o volume diminuiu ao valor inicial (V₀) e a pressão inicial foi aumentada, passando de P₀ para P (pressão maior).

Por fim, temos um retorno a temperatura inicial (T₀), para isso como o volume será mantido constante (isovolumetricamente) o único jeito de reduzir a temperatura será reduzindo a pressão. A mudança isovolumétrica (volume constante) é regida pela seguinte equação: P/T = constante, ou seja, P e T são diretamente proporcionais, quanto maior P, maior será a temperatura e quanto menor o P menor será a temperatura. Por isso no gráfico, temos uma reta na vertical, pois o volume ficou constante e a pressão desce de P para P₀ (pressão inicial), ao passo que o T volta a T₀.

Desse modo o gráfico correto é o representado na alternativa A.

Perguntas interessantes