Qual fundamento não e considerado específico do futsal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antigamente conhecido como futebol de salão, mesmo hoje, com todos os recursos disponíveis, ainda existe grande controvérsia a respeito de sua origem, contudo, o que se sabe ao certo é que esta modalidade dos esportes coletivos de quadra surgiu nos anos 30 e foi criado na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai (Santini e Voser, 2008). Com o passar dos anos, difundiu-se por vários países por todo o mundo, e continua crescendo, sendo que no Brasil é o esporte com maior número de praticantes superando o futebol de campo.
Por ser um jogo dinâmico, apresenta característica de confronto entre duas equipes dentro da quadra de jogo. Ele tem características como à movimentação em quadra, que necessita brusca aceleração e desaceleração, somado a mudanças de direção (Pacheco, 2010). Kurata (2007) fala também que o futsal é uma modalidade que se caracteriza pela realização de esforços de alta intensidade e curta duração, intercalados com períodos de menor intensidade e duração variada.
Podemos definir fundamentos técnicos do futsal como gestos esportivos que são realizados com o menor gasto de energia e com a máxima precisão possível. Cabe-nos ressaltar que estes gestos podem ser treinados e aprimorados e são básicos para o bom desenvolvimento da partida de futsal.
De acordo com Andrade Junior (2009) a técnica do futsal é tudo aquilo que o atleta faz individualmente dentro da quadra de jogo. Segundo Filgueira (2004) a técnica proporciona o maior nível de desempenho no praticante da modalidade de forma objetiva e econômica. Voser (2003) segue a mesma linha, ao definir a técnica como todo o gesto ou movimento realizado pelo atleta que lhe permite dar continuidade e desenvolvimento ao jogo. Ou também como uma seqüência sem fim de movimentos realizados em uma partida, tendo como base os fundamentos do futsal.
Andrade Junior (2009) diz que a preparação para o aprendizado da técnica do futsal pode ser dividida em duas, sendo a preparação técnica especial onde o aluno ou atleta aprende as leis biomecânicas do movimento e as ações relativas ao desporto em si; já na preparação técnica geral ele amplia sua aptidão física e seus conhecimentos acerca dos fundamentos, sendo assim possibilita a realizar movimentos motores muito mais complexos. Para Lucena (2001) o padrão técnico de cada jogador é influenciado pelos componentes de equilíbrio, ritmo, coordenação geral e coordenação espaço-temporal, bem como as vivências motoras ao longo da vida.
Explicação: