Qual foram as causas do desmatamento da Mata Atlântica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sem dúvidas, o bioma Mata Atlântica é o que mais sofreu com a devastação no Brasil, e é no país o único bioma que possui legislação especifica, uma contradição. De acordo com o SOS Mata Atlântica, esse bioma, que cobria cerca de 15% do território brasileiro, possui apenas 1% da sua mata original. Seu desmatamento já chegou a 92%. Nele se encontra o maior número de espécies ameaçadas.
Dados apresentados pelo SOS Mata Atlântica apontam que o desmatamento do bioma caiu cerca de 9,8% entre os anos de 2017 e 2018, se comparado ao período entre 2016 e 2017. Em 2018 foram desmatados cerca de 113 km². Alguns estados alcançaram o desmatamento zero (desflorestamento abaixo de 100 hectares), como Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e São Paulo. Isso demonstra que os governos têm se esforçado para cumprir as leis que protegem as áreas compreendidas pelo bioma.
Contudo, de acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, alguns estados ainda apresentam elevadas taxas de desmatamento do bioma, como Minas Gerais, Paraná, Piauí, Bahia e Santa Catarina. A devastação nessas áreas está associada a atividades como a produção de carvão, a plantação de soja e a indústria de celulose.