Qual foi um dos principais filosofos do período
Soluções para a tarefa
Principais filósofos antigos
Entre os principais filósofos da Antiguidade estão:
Tales de Mileto (623-546 a.C.): considerado o pai da filosofia, viveu no período pré-socrático. Apresentou os primeiros questionamentos empíricos e acreditava que a água era a substância primordial a partir da qual tudo ganhava vida.
Anaximandro (610-547 a.C.): assim como Tales, acreditava na existência de uma substância que fundamentava a vida e todas as coisas. Para ele, essa substância era denominada ápeiron (infinita, eterna e imortal), e dava massa a tudo no universo.
Anaxímenes (588-524 a.C.): discípulo de Anaximandro, acreditava que a substância primordial iniciadora de todas as coisas era o ar.
Pitágoras de Samos (570-490 a.C.): apresentou um ponto de vista matemático para a explicar a origem das coisas. Seu pensamento foi fundamental para o avanço das ciências exatas.
Heráclito (535-475 a.C.): acreditava que o fogo era a substância fundamental da natureza. Suas reflexões metafísicas defendiam que os processos de mudança e o fluxo constante da vida eram resultado de forças opostas exercidas pelo universo.
Parmênides (510-470 a.C.): contribuiu para o avanço da ontologia (estudos do ser).
Zenão de Eleia (488-430 a.C.): seus pensamentos eram voltados para a elaboração de paradoxos que inviabilizavam as teorias nas quais não acreditava. Entre os principais temas atacados estavam a divisibilidade, a multiplicidade e o movimento, que, segundo o filósofo, são apenas ilusões.
Empédocles (490-430 a.C.): defendia que o mundo era estruturado sobre quatro elementos naturais (ar, água, fogo e terra), que seriam manipulados por forças denominadas amor e ódio.
Demócrito (460-370 a.C.): criador do atomismo, segundo o qual a realidade era formada por partículas invisíveis e indivisíveis denominadas de átomos.
Sócrates (469-399 a.C.): contribuiu enormemente para os estudos do ser e de sua essência. Sua filosofia fazia uso constante da maiêutica, um método de reflexão crítica voltado para a desconstrução de preconceitos e para a geração de autoconhecimento.
Platão (427-347 a.C.): contribuiu para basicamente todas as áreas do conhecimento e defendia o conceito de universais.
Aristóteles (384-322 a.C.): sua filosofia serviu como base para o pensamento lógico e científico. Assim como Platão, escreveu inúmeras obras sobre metafísica, política, ética, artes, etc.
Epicuro (324-271 a.C.): defendia que o propósito da vida era o prazer moderado, ou seja, saudável e livre de vícios.
Zenão de Cítio (336-263 a.C.): fundador do estoicismo, entendia que a felicidade independia de fatores externos ao indivíduo.
Diógenes(413-327 a.C.): adepto do cinismo, defendia que a felicidade estava no autoconhecimento e afastada de bens materiais.