No Brasil, o cargo de ombudsman é semelhante ao de um ouvidor, responsável por mediar a conversa entre cliente e empresa. Esse é um cargo obrigatório nos órgãos públicos brasileiros, que devem sempre buscar as soluções para os problemas apresentados pelos clientes. Na iniciativa privada, essa função nem sempre é realizada — o que pode ser muito prejudicial para as empresas e para o bom relacionamento com o cliente.
Soluções para a tarefa
Resposta:Para a redação de sua coluna, o ideal é que você elabore as seguintes etapas:
1) Comece contextualizando a situação. "A operação Lava Jato, maior investigação já feita no país, completou três anos. É também o maior desafio jornalístico da história recente."
2) Apresente o fato que gerou sua coluna. "Na terça-feira (13), o procurador-geral Rodrigo Janot enviou ao STF 83 pedidos de abertura de inquérito. Por meio de nota, a procuradoria informou não ser possível divulgar detalhes sobre os depoimentos."
3) Relate o que você apurou. "A surpresa foi minha constatação de que os principais órgãos de imprensa nacional trazem relatos incrivelmente harmoniosos. O ombudsman apurou que a divulgação se deu por meio de entrevista coletiva em off. "
4) Posicione-se. "Por que tanta coincidência? Os membros do Ministério só compartilharam informações ao receberem garantias de que não seriam identificados." "Qual é o sentido de se deixar conhecer só alguns dos envolvidos?"
5) Coloque-se no lugar do leitor e defenda os interesses dele. "Para o leitor, resulta em uma história contada pela metade." "O resultado desse tipo de acordo subterrâneo é que o jornalista se submete a critérios não claros de fonte."
6) Finalmente prescreva a conduta desejável. "O ideal é que um jornal tenha linhas investigativas próprias e independentes. Diante disso, o jornal deve no mínimo transparência ao leitor. Quando procurada, a redação da Folha não quis se manifestar".
Explicação: