qual foi o tratado que deu fim a Primeira Guerra Mundial? Quais os principais pontos acordados nele pelas nações europeias?
Soluções para a tarefa
- Ficou conhecido pela imposição de condições rigorosas à Alemanha. O Tratado de Versalhes foi o mais famoso dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Nele, ingleses e franceses impuseram os termos da rendição alemã no dia 28 de junho de 1919 após longos meses de deliberações.
Resposta:
Tratado de Versalhes (1919)
Explicação:
Os termos do tratado foram duríssimos, e o documento foi imposto unilateralmente para os alemães, uma vez que o país não teve direito de participar da Conferência de Paz de Paris. Os termos do tratado foram tão duros que a comitiva alemã protestou imediatamente após ter conhecimento deles. A decisão mais importante do documento constava nos artigos 231 e 232. O artigo 231 declarava que a Alemanha reconhecia ser a única responsável por ter causado a guerra. Assim todos os prejuízos que foram resultados do embate, dentro do tratado, eram culpa dela, uma vez que deu início às hostilidades.
O artigo 232, por sua vez, exigia que a Alemanha fosse responsável por indenizar os países aliados (Reino Unido e França) por todas os prejuízos, embora esses reconhecessem que os alemães não ti condições financeiras para isso. Outras determinações importantes do Tratado de Versalhes foram:
→Imposições territoriais
Os alemães sofreram inúmeras punições territoriais com o Tratado de Versalhes. A começar pelas colônias alemãs, que foram todas repassadas a ingleses ou franceses. Além de perderem suas colônias, os alemães tiveram de:
Devolver a Alsácia-Lorena para a França. Os alemães haviam conquistado essa região dos franceses na Guerra Franco-Prussiana;
Entregar Eupen, Malmédy e Moresnet para os belgas;
Entregar Sarre ao domínio internacional e permitir que os franceses explorassem as minhas de carvão daquela região;
Aceitar que parte de seus territórios orientais fosse tomada, dando origem à Polônia;
Aceitar que Danzig passasse para o domínio internacional;
Entregar Memel à Lituânia;
Entregar Schleswig à Dinamarca.
→Outras imposições
Outras imposições que os alemães tiveram de aceitar foram: a proibição de possuírem marinha e aviação de guerra; possuírem artilharia pesada; promoverem o recrutamento militar; e terem um exército com mais de 100 mil soldados. Por fim, a Renânia, na fronteira da Alemanha com Bélgica e França, seria desmilitarizada permanentemente.
A última das determinações à Alemanha refere-se à indenização de guerra. Foi determinado o pagamento de 20 bilhões de marcos-ouro, mas, pouco tempo depois, franceses e ingleses estavam exigindo mais de 200 bilhões de marcos-ouro dos alemães. A cobrança desses valores foi um dos pontos mais controversos do tratado.
Durante as negociações, norte-americanos e até alguns ingleses defenderam a ideia de que a indenização paga pelos alemães não poderia ser severa demais. Os primeiros, particularmente, preocupavam-se que a imposição de duros termos aos alemães pudesse empurrar a Alemanha ao caminho da xenofobia ou do comunismo.