Qual foi o primeiro robo brasileiro criado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Judith, o primeiro robô 100% brasileiro, poderá chegar no mercado em 2 anos! Desenvolvido por Andrey Masiero, doutorando do Centro Universitário FEI e mais 11 alunos de graduação e 1 mestrando da universidade, o robô visa auxiliar idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção em atividades domésticas.
Criada em 2013, o protótipo autônomo consegue se locomover pela casa, reconhecer pessoas caídas no chão e também identificar o estado de espírito delas por meio das expressões faciais. Feita com componentes disponíveis no mercado, a Judith – nome dado ao robô – tem como uma de suas peças o Kinect do Xbox para reconhecimento de movimentos.
O intuito de utilizar elementos já disponíveis no mercado é para o grupo focar no desenvolvimento relacionado à interação do robô com os humanos e a inteligência artificial. A dificuldade encontrada neste processo é deixar a Judith em um modelo que não seja invasivo ou autoritário.
Masiero afirma que pretende criar uma startup após o término de seu doutorado. “Não estamos nem um pouco distantes do que está sendo feito nesse setor lá fora”, completa o pesquisador.
Confira abaixo um vídeo do pesquisador que mostra a Judith em funcionamento:
Explicação: