História, perguntado por kawannyantoniafranca, 8 meses atrás

Qual foi o primeiro pais latino-americano a se torna independente? É qual foi o último?

Quantos anos há de diferença entre o primeiro é o último país independente? O que isso representa?

Me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiaaneb
32

Resposta:

O primeiro país: Haiti

O último: Suriname

Anos de diferença: 171 anos, quase dois séculos.

O que isso representa: O processo de independência é lento, e ainda ocorre nos dias atuais.

Explicação:

Então, vamos começar explicando que a América Latina é aquela cujos países falam idiomas derivados do latim, como português, espanhol e francês. Considerando o continente americano, os países latinos são considerados o México, a América Central e a América do Sul. Ou seja, todos exceto os Estados Unidos e o Canáda.

Qual foi o primeiro país latino-americano a se tornar independente?

O território que atualmente corresponde ao Haiti era ocupado por aruaques, e quando Cristóvão Colombo chegou na ilha, em 1492, os espanhóis ocuparam a parte ocidental, chamando a ilha de Hispaniola.

Com o Tratado de Ryswick, em 1697, a área ocidental da ilha, onde hoje fica o Haiti, foi "cedida" da Espanha para a França, ficando conhecida como Saint Domingue. Ali ocorreu o cultivo da cana de açúcar com mão de obra escrava africana, o que rendeu muitos lucros para os franceses.

Porém, os escravos, inspirados pela Revolução Francesa e liderados por Toussaint L’Ouverture, se revoltaram em 1791. Três anos depois a escravidão foi abolida e Toussaint foi nomeado governador vitalício em 1801. Porém, ele foi morto a mando francês dois anos após.

Jean-Jacques Dessalines, antigo escravo, deu continuidade ao movimento de resistência, e o resultado disso foi positivo, pois o país obteve sua independência no dia 1° de janeiro de 1804 e passou a chamar-se Haiti, que foi a primeira República Negra das Américas e o primeiro país latino-americano a declarar-se independente.

E qual foi o último?

Em 1954, Suriname tornou-se um dos países constituintes do Reino dos Países Baixos. Em 25 de novembro de 1975, Suriname deixou o Reino dos Países Baixos para se tornar um estado independente, mantendo, no entanto, estreitos laços econômicos, diplomáticos e culturais com seu antigo colonizador.

O que isso representa?

Quer dizer que, apesar de pensarmos que é uma realidade de muito tempo atrás, e impensável nos tempos atuais, ainda há colônias, se tornando independentes a pouco tempo.

Espero ter ajudado.


kawannyantoniafranca: Obrigadaa, me ajudou mt❤
leticiaaneb: De nada! Fico feliz em ajudar ;)
matheusertfs: me ajudou tbm vlw pela sua resposta =)
Clarinha2610: Obrigada pela resposta
graziellydasilvadaco: Me ajudou muito também
isasouza33: o primeiro país a se tornar independente foi o EUA, o último Sudão do Sul e a diferença de anos é 235 anos
Respondido por brendaisis
0

O primeiro país Latino-Americano a tornar-se independente foi o Haiti, ao passo que o último foi o Panamá, já que sua independência ocorreu no ano de 25 de novembro de 1903.

A independência da América

Entre o primeiro e o último país que tornaram-se independentes, nota-se que há mais de cem anos de diferença, o que retrata que, embora pertencessem ao mesmo continente, as políticas administrativas eram muito distintas.

Além disso, esse fato revela que a dispersão de ideais iluministas e revolucionários ocorreu de maneira menos veloz e acentuada nas diversas porções do continente.

Saiba mais sobre a Independência da América em: https://brainly.com.br/tarefa/34846361

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes