Filosofia, perguntado por shopia90, 10 meses atrás

qual foi o papel históricos da Alemanha e Itália no contexto da formação da guerra na Europa​

Soluções para a tarefa

Respondido por ezldastz
1

Resposta:

Explicação:

Unificação da Itália

A Itália era dividida em 8 territórios independentes entre si, sendo alguns destes influenciados pela Áustria ou França e pela própria Igreja Católica, no entanto de acordo com a popularização de movimentos nacionalistas por toda a Europa, diversos setores sociais destes reinos educados passaram a desejar uma unificação política entre os territórios italianos.

Unificação da Alemanha:

O processo de unificação dos 39 Estados Germânicos teve início em 1834 através da Prússia, principal potência entre estes territórios, ao lado da Áustria, através da criação da Zollverein. Tal conceito consiste na criação de uma união alfandegária que possibilitasse a eliminação de barreiras alfandegarias no comércio entre os 39 estados. Em suma, a Zollverein criava um mercado comum mais atrativo para os Estados germânicos, sem a presença da Áustria, mas não foi suficiente para a unificação política.

Em 1861 Guilherme I assumiu o trono prussiano e nomeou Otto Von Bismarck para o cargo de Chanceller e caberia a este a liderança do processo de unificação. Monarquista e antiliberal, Bismarck unificaria a Alemanha pela força, aproveitando-se do forte exército prussiano e segundo a lógica que o mesmo batizou de “ferro e sangue”. Tal política visava a criação de uma imensa malha ferroviária que unisse todos os territórios e a modernização do exército prussiano.

Perguntas interessantes