Geografia, perguntado por maya234, 1 ano atrás

Qual foi o papel da pecuária e das drogas do sertão no processo de formação do território brasileiro?

Soluções para a tarefa

Respondido por pedroferror10p49bo6
88
A pecuaria e as drogas do sertão , serviam como modo de estabelecer a economia portuguesa ,após a crise do açucar o modo de manter a economia seria por meio da interiorisação ou entradas e bandeiras.

maya234: você me ajudou muito, vlw
pedroferror10p49bo6: Dinada eu adoro historia e seria um prazer responder
ssgwhswhshwbsqawj: obrigadaa!! também me ajudou!
pedroferror10p49bo6: FAZ TEMPO MAS DE NADA
Respondido por ayssinha1
29
No inicio da "colonização" o Brasil mal foi povoado e Portugal nem investiu direito nele, já que não acharam ouro logo de cara, a atenção estava voltada ao comércio de especiarias e as terras eram inexplorados e tinham muito pouco conhecimento sobre o local. Até a época colonial o Brasil era usado para expedições de prospecção(Entradas) e proteção, para reabastecer navios portugueses, e para a extração do pau- brasil, onde usavam índios para o trabalho, ou na base da escravidão ou da troca. É, desde o início os portugueses não tinham uma boa relação com os índios, na verdade, grande parte da mestiçagem veio na base de violência sexual, tendo poucos casamentos entre índios e europeus.
A pecuária foi inicialmente implantada no interior para ser usada nas máquinas de engenho, mas percebeu- se que os animais ao pisarem muito na terra a deixavam inutilizavam, pois tiravam o oxigênio do solo, então, se aproveitando disso Portugal delimitou um número máximo de bois por área de extração, então tiveram de expandir a colônia para o interior para continuar a pecuária. A pecuária foi bastante desenvolvida perto dos rios, como o São Francisco (também conhecido como Rio dos Currais) e era usada como economia secundária (era, já que hoje o Brasil é o maior exportador de carne bovina). Com o início da mineração na zona de Minas Gerais a pecuária foi levada ao interior para perto das minas e começou a pecuária lá também, para não ter necessidade de levar bois para lá, botar em cativeiro por dias e só então matar. As Drogas do Sertão eram plantas medicinais e/ou culinárias do interior, o que justifica o nome, já que remédios são muitas vezes chamadas de drogas e sertão está no sentido de interior. Esse movimento se aproveitava do conhecimento e da mão-de-obra indígena e estava ligado com as missões jesuítas (que catequizaram os índios) e pelos bandeirantes (que foram ao interior, escravizaram índios...). A extração dessas drogas gerou um avanço para a região Amazônica e foi impulsionada pela queda das especiarias (substituindo-as de certo modo) e por não ter na Europa.  Como exemplo de drogas do sertão temos o guaraná, o cacau, a salsa e gergelim.


pedroferror10p49bo6: MDS Ó O TAMANHO DA RESPOSTAAAAAAAA
Perguntas interessantes