História, perguntado por matheusgassen77, 11 meses atrás

qual foi o impacto causado pela revolução puritana a revolução gloriosa na Inglaterra a em outras regiões do continente?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Jackjackie
4

A crise forçou o rei a convocar o Parlamento em 1640. Este destituiu a Câmara estrelada, despojou o rei de sua autoridade e aprovou uma lei que tornava obrigatória a sua convocação a cada três anos, independentemente de determinação do monarca. No ano seguinte, uma revolta na Irlanda católica foi o estopim da Revolução Inglesa. O Parlamento se recusou a entregar o comando do exército destinado à reconquista da Irlanda a Carlos 1º. Este não se conformou em perder o comando das forças armadas: com um grupo de apoiadores, invadiu o Parlamento e tentou prender os líderes da oposição. Não conseguiu. Foi forçado a se retirar de Londres e refugiou-se em Oxford, onde reuniu um exército deexército de 20 mil homens, formado por uma parte da burguesia financeira, que temia qualquer desordem, e por aristocratas que ainda usufruíam dos benefícios feudais.

Revolução Gloriosa O Parlamento então passou a conspirar para depô-lo. Em seu lugar assumiria o trono sua filha Maria, casada com Guilherme de Orange, rei dos Países Baixos, que desembarcou com suas tropas no país, em 1688. Em que pesem os pequenos combates, o movimento foi essencialmente pacífico, passando à história com o nome de "Revolução Gloriosa" ou "Revolução Sem Sangue". Jaime 2º fugiu para a França. O Parlamento proclamou Guilherme e Maria reis, embora aceitando uma Declaração de Direitos, segundo a qual: os reis não podiam cancelar as leis do Parlamento; o Parlamento decidiria a sucessão ao trono e o Parlamento votaria o orçamento anual; as contas reais seriam controladas por inspetores; o Tesouro seria dirigido por funcionários. Desse modo, criou-se a monarquia parlamentarista inglesa que vigora até os dias de hoje. O predomínio dos produtores rurais progressistas e da burguesia urbana e mercantil no Parlamento criou as condições necessárias para o avanço do capitalismo e o advento da industrialização no século seguinte.

Consequências

A Revolução Gloriosa foi um dos eventos mais importantes na longa evolução dos poderes do Parlamento do Reino Unido e da Coroa Britânica. A aprovação, pelo parlamento, da Bill of Rights (declaração de direitos), tornou impossível o retorno de um católico à monarquia e acabou com as tentativas recentes de instauração do absolutismo monárquico nas ilhas britânicas, ao circunscrever os poderes do rei.A partir de então, os novos monarcas deviam a sua posição ao parlamento,e não podiam mais aumentar os impostos e os gastos da Coroa além dos limites impostos pelos parlamentares.Também não podiam mais expropriar propriedades privadas, coibir a liberdade de expressão, restringir o comércio ou prender opositores de maneira arbitrária e autoritária,diferentemente do modelo absolutista vigente na maioria dos países da Europa.

A Revolução Gloriosa, consolidada pela Declaração dos Direitos, não só modificava a figura do rei e sua linha sucessória, mas reconfigurava a monarquia britânia como um todo. A Coroa não mais dispunha do poder de decisões independente. As leis, determinadas pelo poder do Rei e do Parlamento, só poderiam ser modificadas na presença de tais poderes.

Para muitos historiadores, a Revolução Gloriosa foi um acontecimento indispensável para a ocorrência da Revolução Industrial.A Revolução Gloriosa faz parte das três Revoluções Britânicas que possibilitaram a consolidação dos interesses da burguesia, ainda que não fossem uma classe atuante e uníssona durante da reforma, e posteriormente o desenvolvimento do capitalismo. Condições como liberdade comercial e científica, impostos baixos e controlados, proteção da propriedade privada, segurança jurídica e o fim de intervenções monárquicas e arbitrárias no setor privado possibilitaram, ao longo do século XVIII, a acumulação de capital e a criação de novas invenções e métodos de produção na economia inglesa, essenciais para o desenvolvimento da indústria. Tais condições eram inexistentes na Inglaterra Absolutista antes de 1688.

Com a invasão de Guilherme III, e sua posterior coroação, ocorreram diversos Levantes Jacobitas que tinham como intenção reconduzir Jaime II e sua linhagem à coroa britânica. Os Levantes duraram desde o início da Revolução, em 1688, até 1746.

Outras Consequências

Mutiny Act (Lei do Motim) de 1689, que estabelecia a manutenção de um exército legal por apenas um ano

Lei de 1689 que previa tolerância limitada aos dissidentes protestantes

Triennal Act (Ato Trienal) de 1694 garantiam sessões frequentes do Parlamento

Em 1694 foi fundado o Banco da Inglaterra

Licensing Act (Lei da Licença), que regulava a imprensa, expirou em 1695 e não houve renovação. Estabelecendo assim relativa liberdade de imprensa.

O Act of Settlement (Decreto do Estabelecimento) de 1701, na falta de herdeiros de Ana, filha de Jaime II, fixava a sucessão real na dinastia Hanôver (descendentes de Isabel, filha de Jaime I).

O direito de destituir juízes foi transferido do Rei para o Parlamento.

(Tive que editar perdão)


Jackjackie: Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando terreno para o avanço do capitalismo. Deve ser considerado a primeira revolução burguesa da história da Europa: antecipou em 150 anos a Revolução Francesa.
Jackjackie: As consequências da gloriosa adicionei acima
Perguntas interessantes