qual foi o fato considerado o golpe de misericordia contra o governo vargas?
Soluções para a tarefa
Resposta:O Getulio Vargas já vinha sofrendo fortes pressões liderada principalmente pelo jornalista Carlos Lacerda, dono do jornal Tribuna da Impressa, dos governos de Minas e São Paulo e também por parte dos militares que achavam seu vice João Goulart, um politico muito à esquerda.
Foi o tão comentado atentado da rua Toneleros,no dia 5 de agosto de 1954 em Copacabana ( para quem conhece o Rio, é aquela rua que sai de Botafogo e dá uma volta por cima do túnel do Leme, saindo em Copacabana )
Um pistoleiro que depois foi identificado como o Gregório Fortunato que de acordo com as investigações, atirou no Lacerda que estava em um automovel acompanhado do major da aeronautica, Rubens Vaz. Um tiro acertou o pé do Lacerda e outro acertou no peito do major Rubens Vaz, causando sua morte.
Os militares,principalmente da aeronautica, montaram um inquérito para apurar a morte do companheiro. Nesse inquérito, eles acusaram o Getulio Vargas de ter planejado, o que ele negou qualquer participação e mesmo conhecimento. Depois que os almirantes da Marinha Brasileira se uniram aos oficiais da Força Aérea e pediram que o Getulio renunciasse a questão ficou num impasse fazendo com que o Getulio declarasse que só sairia morto, e foi exatamente o que aconteceu no dia 24 de agosto (19 dias depois ) ele se suicidava no Palácio do Catete.
Explicação: