Qual foi a situação dos Britânicos na China?
Soluções para a tarefa
Por volta de 1820 a situação se inverteu: a balança comercial.
Porque os comerciantes britânicos passaram a obter grandes lucros com a venda de ópio.
A droga era trazida das plantações inglesas na Índia. O ópio era proibido na China.
Lin Zexu, braço direito do imperador Daoguang, da dinastia Mandchu, escreveu uma carta para a rainha Vitória pedindo que ela não permitisse esse tipo de comércio. Ela não respondeu.
Os chineses resolveram agir: confiscaram 1.400 toneladas de ópio bruto e lançaram ao mar. Os britânicos declararam guerra. O governo da rainha Vitória mandou bombardear várias cidades chinesas. Essa guerra foi chamada Guerra do Ópio de 1839 a 1842, os ingleses saíram vitoriosos.
O Tratado de Nanquim foi assinado em 1842, foi um dos mais importantes da China.
A anexação britânica da ilha de Hong Kong ocorreu no final da Primeira Guerra do Ópio, em 1842, e é um dos primeiros exemplos do que mais tarde ficou conhecido como "a Diplomacia dos navios de guerra".
Naquela época, o Reino Unido importava quase todo o seu chá da China, mas não interessava aos habitantes do país asiático nenhuma das exportações britânicas. Até a Companhia Britânica das Índias Orientais encontrar um produto com o qual equilibrar a balança comercial desigual: ópio.
A droga foi rapidamente proibida pelas autoridades chinesas, então os britânicos se voltaram para os contrabandistas. E quando o imperador Daoguang reclamou que esse tráfego ilegal estava causando milhões de viciados, seus protestos foram simplesmente ignorados. Em 1839, no entanto, as autoridades chinesas confiscaram cerca de 20.000 baús com ópio.
Londres respondeu enviando um pequeno exército que em poucos anos derrotou completamente as forças chinesas e forçou Pequim a assinar uma paz humilhante.
Entre as condições impostas pelo Tratado de Nanquim, estavam o pagamento de 21 milhões de dólares em prata em reparos e a abertura de vários portos do país a todos os navios mercantes. E, acima de tudo, a cessão em perpetuidade da ilha de Hong Kong, à qual os britânicos mais tarde acrescentariam a vizinha península de Kowloon.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9217635#