Ed. Física, perguntado por kerlonsaraivafilho, 10 meses atrás

QUAL FOI A IMPORTÂNCIA DO QUILOMBO DOS PALMARES PARA A DIFUSÃO E CRIAÇÃO DA CAPOEIRA?

Soluções para a tarefa

Respondido por ricardocardososantos
6

Resposta:

A origem da capoeira

Quando chegavam no Brasil, os escravos eram alojados em habitações chamadas senzalas, localizadas dentro das unidades de produção, como os engenhos de cana-de-açúcar, onde eram escravizados. Durante a escravidão, os negros eram comercializados e submetidos aos mais diversos tipos de violência pelos senhores do engenho; eram forçados a trabalhar de sol a sol e em condições desumanas. Com o objetivo de evitar fugas – o que poderia representar um grito de esperança para esses africanos – muitos deles eram acorrentados e castigos eram aplicados àqueles que tentassem escapar.

Para defender-se das violências dos capitães do mato, que tinham como atribuição capturar escravos fugitivos; e feitores, que eram aqueles que castigavam os escravos com comportamento “inadequado”, essa população começou a desenvolver a capoeira. Como eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta, a música foi utilizada como uma maneira de disfarce, dessa maneira ela poderia ser percebida como uma dança. Além disso, acredita-se que a prática da capoeira tinha como objetivo aliviar o estresse do trabalho e manter tradições africanas.

A prática da capoeira permitiu o condicionamento físico, a agilidade e o desenvolvimento dos sentidos. Desprovidos de outras armas, foi a partir dos golpes e dos movimentos de defesa da capoeira, ou seja, do próprio corpo, que esses escravos resistiam à bruta violência praticada pelos senhores do engenho, capitães do mato e feitores. Acredita-se que o nome capoeira seja derivado dos locais onde a capoeira era praticada, áreas de clareira ou mato ralo, no meio da mata. José de Alencar, em seu livro Iracema, sugere que o termo tenha origem tupi: caa-apuam-era, ilha de mato já cortado.

Explicação:

Falar sobre a capoeira hoje não é tarefa fácil. A capoeira espalhou-se, não apenas pelo Brasil, mas pelo mundo todo – é praticada em muitos países no exterior. São diversos grupos e tipos de capoeira, cada qual com características específicas e muitas vezes, diferentes entre si. Não há como pensar na capoeira em algo homogêneo, sua própria história é, muitas vezes, fruto de discussões e divergências. Independente de tudo isso, o mais importante é conhecer a origem dessa luta, e entendê-la como um movimento de resistência do negro escravo em um dos períodos mais truculentos de nossa história, que precisa ser valorizada e entendida como parte da formação da identidade brasileira.

Perguntas interessantes