Qual foi a contribuiçao do imigrantes no processo de indistribuiçao brasileiro
Soluções para a tarefa
Resposta:
bom dia oi Olha eu pesquisei e achei isso espero ter ajudado
tenha um bom dia!
As imigrações sempre aconteceram na história humana, pelos mais diversos motivos. Como explica um dos mais influentes escritores do momento, Yuval Noah Harari, autor de Sapiens e Homo Deus, houve um período em que tínhamos hábitos nômades, vivíamos em constante movimentação. Ainda não plantávamos, éramos coletores e caçadores, obrigados a uma constante busca dos lugares onde o alimento era mais abundante. Essa movimentação também era uma forma eficaz de evitar os muitos predadores naturais que nos ameaçavam. Podemos dizer, assim, que o processo migratório é algo natural na história da Humanidade.
Hoje o tema dos imigrantes e dos refugiados tem ampla divulgação na mídia. Somos alertados para a epopeia dos habitantes, em sua maioria do Oriente Médio e da África, que deixam seus lares em busca de um lugar seguro para viver. O sonho dourado desses refugiados é a Europa, que está enfrentando uma grande crise para decidir o que fazer com as milhares de pessoas que chegaram a suas fronteiras nos últimos anos.
Vale a pena registrar, no entanto, que em outros momentos históricos, foram os europeus os refugiados. Basta analisar a formação do povo brasileiro. Italianos, alemães, japoneses, portugueses, judeus e árabes, entre tantas outras nacionalidades, para aqui imigraram, buscando segurança, diante da situação que viviam em seus países de origem, doenças, guerras, pobreza. Imigrantes, sim. Refugiados, sim.
A jornalista da Folha de São Paulo, Patricia Campos Mello, em artigo publicado recentemente pelo Cadernos Conib, registra que “Um milhão de pessoas cruzaram o Mar Mediterrâneo em direção à Europa em 2015. É muita gente, mas representa apenas 0,2% da população europeia. Ou seja, o problema dos refugiados na Europa é político, e não de capacidade. ”
Havia uma percepção por parte da chanceler alemã Angela Merkel, de que algo precisava ser feito, para que se recuperasse o controle da situação. Um acordo foi firmado com a Turquia: foram destinados US$ 6 bilhões ao governo turco para permitir que refugiados reconstruam suas vidas na Turquia.