qual foi a contestação - criticas do movimento à sociedade dos panteras negras??
Soluções para a tarefa
Resposta:
É importante dizer que esse partido defendia a ideia da autodefesa armada como forma de luta contra a violência praticada pelo Estado contra os afro-americanos e de um projeto autogestionário, isto é, a comunidade afro-americana deveria ser autogovernada. Ao longo de sua existência, eles criaram uma série de ações em benefício de comunidades carentes, mas foram duramente perseguidos pelo FBI (unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos ), o que levou o partido à sua dissolução na década de 1980.
Os Panteras Negras foram um dos grupos que fizeram parte dos movimentos que defendiam o lema “black power” (poder negro). Os grupos que partilhavam desse lema defendiam a autodeterminação do povo negro. Um dos símbolos adotados pelos Panteras Negras em concordância com o “black power” era um punho erguido.
Explicação: Contexto
Os Panteras Negras surgiram na década de 1960 e fizeram parte dos movimentos afro-americanos que reivindicavam direitos civis a essa parcela da população. Até a década de 1960, os negros não possuíam direitos civis em uma série de locais, principalmente no sul dos Estados Unidos, região de forte passado escravocrata e racismo latente.
Assim, até as décadas de 1950 e 1960, era comum, em várias partes dos Estados Unidos, que os negros não pudessem visitar certos tipos de restaurantes e lojas. Além disso, existiam escolas e universidades que não aceitavam matrículas de alunos negros. Os afro-americanos ainda eram obrigados a se sentar no fundo do ônibus e existiam até bebedouros nos quais negros não poderiam tomar água.
Estabelecimento público em Washington com locais de espera diferentes para brancos e negros.
Estabelecimento público em Washington com locais de espera diferentes para brancos e negros.
Todo esse preconceito fazia com que a população afro-americana vivesse em um estado de pobreza muito agudo e fosse vítima de muita violência policial. Em resposta a tudo isso, os negros começaram a se mobilizar e a protestar contra o racismo em todo o país. Assim, começaram a surgir movimentos que preconizavam a ideia de desobediência civil para lutar por melhorias.