Qual foi a causa local e a influência externa da Inconfidência Mineira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Boa tarde! A causa local para a Inconfidência Mineira foi a exploração excessiva de portugueses com a mineração por meio de altos tributos no ouro e outros minérios. Por fim, a influência externa foi o Iluminismo e a Revolução Francesa, a qual estava ocorrendo no mesmo momento da Inconfidência.
Resposta:
-Influência ideológica
A exploração do ouro em Minas Gerais gerou grandes riquezas para a elite urbana e a Coroa portuguesa, mas com o progressivo esgotamento das minas a partir dos anos de 1760, os contratadores se viram em grandes dificuldades econômicas, devido à redução dos tributos recolhidos por eles da população e à diminuição da parte destinada aos cofres da coroa. Com isso surge a lei da derrama, que obrigava o pagamento de 100 arrobas de ouro anuais para a Coroa portuguesa. Quando foi anunciado que a cobrança dos impostos atrasados seria feita a população em 1789, acompanhada de uma ampla investigação sobre o contrabando na região, destacados membros da elite econômica e intelectual de Minas Gerais passaram a se reunir em Vila Rica e a planejar um movimento contra o domínio colonial.
Muitos foram influenciados pelas ideias e movimentos de libertação que culminaram com as ideias iluministas de liberdade e igualdade originados na Europa.
-Influência externa
Além do Iluminismo, outro processo histórico causou impacto entre os habitantes cultos de Minas Gerais e outras colônias, a independência dos Estados Unidos (1776). Esse acontecimento, mostrava que era possível romper os laços da dominação colonial e organizar uma nação com base em princípios republicanos. Os fatos acima citados, vieram a somar com as antigas insatisfações a administração portuguesa. Pouco a pouco, essas insatisfações assumiriam a forma de contestação e crítica ao domínio português.
Os interesses das indústrias inglesas em conquistar o mercado consumidor das colônias, também teve influência.
Espero ter ajudado!! Bons estudos!