Filosofia, perguntado por suzana671, 9 meses atrás

Qual era o pensamento político de Engels ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por karina201781
0

Explicação:

Democrata, revolucionário, desde muito jovem ingressou Engels no movimento socialista. Em 1842, transferindo-se para Londres, acompanhou de perto a luta cartista, e aí realizou o seu famosa estudo sobre a Situação da Classe Operaria na Inglaterra, publicado em 1845. Já antes, em 1844, publicara um trabalho critico sobre a Economia Politica, nos Anais Franco-Alemães, revista editada em Paris por Marx e Ruge. Em ambos esses trabalhos formulara Engels alguns dos elementos teóricos do socialismo cientifico. Cheglov observa que Engels chegou, como Marx, ao comunismo e ao materialismo antes de sua colaboração comum, isto é, independentemente um do outro. Conheciam-se desde 1841, por troca de cartas, sendo Engels colaborador do jornal de Marx, a Gazeta Renana. O primeiro encontro pessoal de ambos se verificou em Colonia, quando aquele seguia para a Inglaterra. Mas desde então se ligaram para o resto da vida, irmanados pel* mesmo destino e por uma amizade sem exemplo em homens de tal porte. "Em fins de setembro de 1844, Engels escreve a Marx, de Barmen, onde vivia a sua família e onde ele nascera. Ainda não tinha Engels completado seus 24 anos. Aborrecia-se da vida no seio da família e procurava escapar de seu controle. Seu pai, autoritário, industrial cheio de convicções,

Respondido por leticialemooz
1

vou dar 3 pensamentos dele:

A história da humanidade é a história da luta de classes.

A frase resume a teoria desenvolvida em parceria com Marx, que ficou conhecida como marxismo. Trata-se na aplicação de questionamentos econômicos e sociopolíticos para analisar o desenvolvimento do capitalismo e o papel do conflito social na mudança desse sistema.

Os que no regime burguês trabalham não lucram e os que lucram não trabalham.

Na visão de Engels, um dos maiores conflitos de classe que ocorrem no capitalismo é o fato de que uma pequena parcela da população (chamada por eles de burguesia) se apropria do produto excedente (lucro) produzido por outra (proletariado). Na sociedade idealizada por eles, não haveria diferença entre classes e tudo seria baseado no princípio de que “de cada qual, segundo a sua capacidades cada qual, segundo suas necessidades.

O Estado moderno nada mais é que um comitê que administra os problemas da classe burguesa.

No livro A Origem da Propriedade Privada, do Estado e da Família, Engels defende que o Estado surgiu junto com a propriedade privada com o fim de protegê-la. Na visão dele, o Estado não representa um ideal de moral ou razão, e sim uma força externa da sociedade que se põe acima dela para garantir a dominação de uma classe por outra, em vez de buscar conciliar interesses.

Perguntas interessantes