Qual era o papel da igreja no feudalismo, e por qual motivo aquele que não era cristão se tornava pagão?
Soluções para a tarefa
PELA SUA SORTE JÁ ESTUDEI ISSO NÃO PRECISA ESCREVER TUDO ISSO É SO COPIA A PRIMEIRA PARTE QUE TA FALANDO TUDO...
A religião Católica dominava o mundo feudal na época. Esse grande poder se dava pela robusta estrutura política e econômica. Sua preponderância foi a base da criação do feudalismo, já que a igreja além de estruturar a forma em que os medievais enxergavam o mundo, também possuía inúmeras terras. A igreja conseguiu espalhar a fé cristã de maneira eficiente e foi responsável por controlar os valores culturais. Ao evangelizar os bárbaros, ela fundiu o mundo bárbaro e o romano em um só.
A estrutura de poder feudal se dava nessa sequencia: O Papa era a figura de maior poder, seguido pelo Rei, Lordes e Nobres, Cavaleiros e na base, os Camponeses. Entender essa pirâmide de poder dá uma visão melhor de quem exercia o poder na sociedade feudal.
Pirâmide do Poder Feudal na Europa
piramide poder Feudal
Abaixo do rei, os lordes e nobres era a classe de maior influência. Eles exerciam o pleno poder sobre as classes subsequentes. Essa classe de lordes e nobres era formada pelos senhores feudais, ou seja, os donos dos feudos, proprietária das grandes propriedades rurais na época.
TENHA UMA BOA TAREFA E BOM DIA ;3
SEGUNDA PERGUNTA:
Dentro do paganismo a imortalidade da alma às vezes é aceita, mas a idéia de distinção entre a recompensa que a alma virá a receber, não: todas as religiões pagãs caem na mesma escuridão a respeito do que seria uma vida sem a vida. As antigas religiões místicas tinham uma vaga idéia de recompensa pela virtude e de uma abençoada perfeição numa vida futura. Mas nenhuma religião, com exceção do Cristianismo sustenta claramente que nossos corpos ressuscitarão novamente um dia, e continuarão o curso de nossas vidas, tendo nossa identidade pessoal restaurada em sua plenitude.
TERCEIRA PERGUNTA:
Costuma entender-se por burguesia uma camada social da Era Moderna, que abrangia tanto banqueiros e ricos comerciantes quanto pequenos comerciantes e jornalistas. Como parte do terceiro estado, a burguesia não tinha acesso o poder político monopolizado pelo clero e pela nobreza. Após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial no século XVIII, contudo, sua influência econômica cresceria enormemente, e atualmente se compreende o termo burguesia como a classe social que detém os meios de produção, sendo portadora do poder político.