Qual era a situação dos países europeus após a Primeira Guerra Mundial? e de que forma os Estados Unidos interfere na reconstrução desses países?
Soluções para a tarefa
Após a Primeira Guerra Mundial os países encontram-se completamente devastados, sem dinheiro e grande parte da população estava ferida por conta da guerra. Vale ressaltar a situação da Alemanha, que saiu muito prejudicada do conflito devido ao Tratado de Versalhes. Por outro lado, os Estados Unidos seguiam como uma grande potência econômica mundial e, para "auxiliar" na reconstrução desses países, os norte-americanos passaram a emprestar dinheiro para os países devastados pela guerra e também a exportar produtos para esses países que encontravam-se em péssimas situações, o que aumentou muito a dívida externa européia.
A Grande Depressão e os países europeus
A Grande Depressão foi a queda da bolsa de valores de Nova York. Devemos nos lembrar que os EUA eram a grande potência econômica da época, portanto muitos países investiam dinheiro público na bolsa de NY. Com isso, quando a bolsa quebrou, os países perderam muito dinheiro público que estava investido na bolsa norte-americana. Sem contar que os EUA eram os maiores credores dos países europeus, com a quebra da bolsa os norte-americanos passaram a exercer uma forte pressão em seus credores para poder receber o pagamento.
A Grande Depressão e a economia dos EUA
A Grande Depressão foi uma das maiores crises econômicas que já aconteceram. Ela foi ocasionada pela superprodução e pela quebra da bolsa econômica de NY. Com esses fatores, os EUA passaram a perder muito dinheiro. Grande parte da população começou a passar fome, muitos se mataram e as taxas de desemprego ficaram altíssimas. O país ficou estagnado economicamente até a intervenção estatal feita por Roosevelt com a política do New Deal.