História, perguntado por edvanicosta45, 11 meses atrás

Qual era a relação dos jogos olímpicos com as guerras?

Soluções para a tarefa

Respondido por mille12471
2
Os jogos olímpicos também preparam o físico dos guerreiros ,já que a maioria dos exercícios exigia uma força.
Respondido por 131595
1
Duas potências saíram fortalecidas após o desfecho da Segunda Guerra Mundial em 1945: Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Até 1991, quando a URSS desintegrou-se, o mundo viveu intensamente o período conhecido como Guerra Fria. Apesar de não terem declarado guerra uma contra a outra, EUA e URSS passaram décadas adotando políticas e estratégias para conquistar aliados e desqualificar o inimigo. De um lado, o projeto capitalista e liberalizante dos EUA; de outro, a força socialista e da máquina estatal soviética.

A ideologia da Guerra Fria estava presente na publicidade, no cinema, nas histórias em quadrinhos etc. A corrida espacial levou homens e animais ao espaço em projetos megalomaníacos. Os dois lados usaram a espionagem (a agência americana CIA e a soviética KGB) e infiltraram seus agentes em todas as partes do globo. Em casos específicos, a intervenção militar também foi adotada (Guerra da Coreia e Guerra do Vietnã são os principais exemplos). Na América Latina, os EUA agiram para alçar ditaduras militares no lugar de governos democráticos supostamente alinhados com a URSS. Como o objetivo era mostrar quem tinha mais poder e ampliar suas respectivas áreas de influência, o esporte não ficou de fora desse contexto.

Nos Jogos Olímpicos realizados no período da Guerra Fria, EUA e URSS sempre brigavam pela primeira posição no quadro de medalhas. A disputa era acirrada. A medalha de ouro representava mais uma vitória contra o inimigo capitalista ou comunista. A quadra de jogo era o cenário do conflito entre as gigantes. Algumas partidas marcaram essa rivalidade intensa. Em Munique-1972, os soviéticos venceram uma final épica no basquete masculino (leia aqui: http://migre.me/uGClx). Porém, os episódios olímpicos que mais simbolizam as tensões da Guerra Fria são os boicotes aos Jogos de Moscou-1980 e Los Angeles-1984.

Em 1980, os EUA e os países que giravam em sua órbita boicotaram os Jogos de Moscou como retaliação à invasão da URSS no Afeganistão em 1979. Setenta países não compareceram nas terras russas. Nos Jogos de Los Angeles-1984, o lado vermelho da força deu o troco. Liderados pela URSS, nações do bloco socialista viraram as costas para o evento sediado por yankees. Evidentemente, a URSS disparou na liderança do quadro de medalhas em 1980, feito repetido pelos EUA em 1984.

Com a dissolução da URSS em 1991, um novo mapa geopolítico vigorou nos Jogos de Barcelona-1992. A Rússia e quatorze novos países (Estônia, Letônia, Lituânia etc.) que surgiram com a divisão da URSS competiram na Espanha sob a bandeira provisória da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Em Atlanta-1996, cada atleta representou a sua nação normalmente. Nos últimos Jogos Olímpicos, a China substituiu a URSS como principal adversária dos EUA. Em Pequim-2008, os chineses ficaram na frente. Os EUA reconquistaram o primeiro lugar em Londres-2012.

Perguntas interessantes