História, perguntado por Eduard0669, 6 meses atrás

qual era a reação do estado com relação a essas manifestações?

gente isso é sobre o movimento operário na primeira república!!

preciso de ajuda pfvr :)

Soluções para a tarefa

Respondido por CauaHenriqueCarvalho
1

Resposta:

As principais greves operárias ocorridas no Brasil durante a Primeira República tiveram como motivos a luta pelo aumento salarial, melhores condições de trabalho, melhores condições de vida (alimentação, moradia), por uma legislação previdenciária, direitos trabalhistas e sindicais.

No ano de 1907, existiam aproximadamente 150 mil operários. A grande maioria estava distribuída nas indústrias, mas existiam trabalhadores das ferrovias (ferroviários), trabalhadores da construção civil (serventes, pedreiros, carpinteiros), os portuários e outras profissões, como padeiros, sapateiros, trabalhadores dos comércios, entre outros.

Ainda no ano de 1907, o governo brasileiro aprovou uma lei que expulsaria do país todo imigrante estrangeiro que aderisse às greves – uma forma de retaliar e evitar a ocorrência de outras greves. Porém, a lei não surtiu efeito prático, pois no ano de 1907 ocorreu a primeira greve geral de trabalhadores.

A principal paralisação operária foi a greve geral de 1917, iniciada em São Paulo, após a morte de um jovem trabalhador pela polícia. A greve se generalizou por todo o país e ocorreram na capital paulista vários conflitos e tiroteios por vários dias. Dessa greve participaram os operários da indústria têxtil e alimentícia, os ferroviários e os gráficos.

Ou seja, o estado era totalmente contra qualquer tipo de greve, tanto que em 1907 o governo brasileiro aprovou uma lei que caso algum imigrante participasse de alguma greve, ele seria expulso do país


Eduard0669: muito obrigado moço
Perguntas interessantes