qual era a proposta da coluna prestes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Coluna Prestes defendia, dentre outras coisas, a reforma educacional (acesso ao ensino público e primário), a reforma social (abolir a desigualdade social), a reforma política (democracia e voto secreto), a liberdade dos meios de comunicação e o fim da exploração dos coronéis, bem como o sistema de "voto de cabresto"
Explicação:
espero ter ajudado!!
Resposta:
O que foi a Coluna Prestes?
Coluna Prestes, também conhecida como Coluna Miguel Costa-Prestes, foi um movimento de rebeldia contra o governo de Artur Bernardes realizado pelos tenentistas entre 1925 e 1927. A Coluna Prestes ficou conhecida por ter marchado 25 mil quilômetros e por não ter sido derrotada pelas tropas do governo em nenhum combate durante seu período de atuação.
Como surgiu a Coluna Prestes?
Antes de entendermos como a Coluna Prestes surgiu, é necessário entendermos como se deu a criação do movimento tenentista. Esse movimento surgiu a partir da insatisfação dos militares de baixa patente, que ficaram conhecidos como “tenentes”, com o governo oligárquico da Primeira República.
Essa insatisfação consolidou-se durante o processo eleitoral para escolha do presidente em 1922. As oligarquias de São Paulo e Minas lançaram Artur Bernardes como candidato à presidência, enquanto as oligarquias do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro formaram a Reação Republicana e lançaram Nilo Peçanha como candidato.
Acesse também: Governo Nilo Peçanha
Durante a disputa eleitoral, foram veiculadas cartas falsas que atribuíam críticas a Artur Bernardes aos militares. As cartas, mesmo sendo falsas, criaram um clima de inimizade dos militares com Bernardes. Após a eleição, um novo episódio ampliou a hostilidade entre militares e o presidente eleito. Esse episódio aconteceu em meados de 1922, quando o governo ordenou a prisão do marechal Hermes da Fonseca por críticas feitas pelos militares ao governo.
Essa tensão fortaleceu a insatisfação interna nos meios militares com a política da Primeira República e deu início ao movimento tenentista. Como consequência, pequenas revoltas organizadas pelos tenentes aconteceram no Rio de Janeiro e no Mato Grosso. A mais famosa delas foi a Revolta do Forte de Copacabana, que ocorreu em 5 de julho de 1922.
A Coluna Prestes surgiu como parte do movimento tenentista, mais especificamente por conta de levantes que ocorreram em 1924. Em julho desse mesmo ano, aconteceram levantes tenentistas em diferentes partes do Brasil, dos quais o principal ficou conhecido como Revolta Paulista de 1924. Nesse levante, os tenentistas dominaram a capital de São Paulo por três semanas e, após esse período, fugiram e instalaram-se no interior do Paraná.
Alguns meses depois, diversos levantes tenentistas, liderados por diferentes pessoas, aconteceram no Rio Grande do Sul. A Coluna Prestes surgiu da junção dos tenentistas rebelados em São Paulo com os tenentistas rebelados no Rio Grande do Sul. Uma reunião definiu a junção das duas forças, que contava com aproximadamente 1500 homens que foram divididos em duas tropas e foram liderados por Luís Carlos Prestes, Miguel Costa e Juarez Távora. Além desses, outro nome de destaque da Coluna Prestes foi Isidoro Dias Lopes.
Explicação: