QUAL ERA A PRINCIPAL FONTE DE RIQUEZA DAS NAÇÕES SEGUNDO CADA UMA DAS ESCOLAS DO PENSAMENTO ECONÔMICOS ABAIXO: MERCANTILISTAS, CLASSICOS E FISIOCRATAS
Soluções para a tarefa
A principal fonte de riqueza das nações segundo as escolas do pensamento econômico são: para os Mercantilistas a riqueza é medida pela quantidade de ouro e prata que possui; para os Clássicos é o trabalho humano e para os Fisiocratas, as atividades agrícolas.
O Mercantilismo caracterizou-se pela forte intervenção do Estado na economia, a busca por mais exportações do que importações visando balança comercial favorável, uso de protecionismo nas fronteiras e o ideal metalista (acúmulo de ouro e prata) era o que regia o pensamento de riqueza.
A escola Clássica diz que o trabalho humano é o que determina a riqueza de uma nação, portanto, todos os fatores que colaboram para o trabalho auxiliam no enriquecimento.
Já na Fisiocracia, o mercado é regulado pela Lei da Oferta e da Procura, portanto o comércio deveria ser livre de intervenção estatal e a capacidade de produção era valorizada, sendo as atividades agrícolas o principal meio de acumular riquezas.