História, perguntado por luishector2010, 1 ano atrás

Qual era a lógica de organização da sociedade medieval

Soluções para a tarefa

Respondido por ArturJosé
41
Era uma sociedade estamental, ou seja, uma vez numa posição, sempre nela.
Uma vez camponês, sempre camponês. Uma vez nobre, sempre nobre.

A sociedade era dividida assim:
-----Clero [Igreja]
     --> Alto clero: uma das mais poderosas classes, onde fica o Papa e os cardeais.
    --> Baixo clero, padres, monges, e outros.
-----Rei e Nobreza, possuíam poderes e terra. Eles concediam essas terras a seus apadrinhados, que eram os senhores feudais.
------Senhores feudais, usufruíam da terra, em troca de assegurarem benefícios aos reis (parte de seus ganhos, proteção e outros).
------Servos eram aqueles que trabalhavam para os senhores feudais, em suas terras em troca de moradia e alimentação. Não recebiam em dinheiro, pois não havia comércio, o que acontecia era que deixavam parte da sua produção na forma de impostos.

luishector2010: valeu di novo
ArturJosé: Por nada ^^
Respondido por EduardoPLopes
4

A sociedade medieval era organizada de acordo com uma lógica teocêntrica, em que a Igreja era responsável pela "educação moral" das massas e a religião era a guia do funcionamento da sociedade.

O sistema político, apoiado nestas crenças, era a monarquia, que foi, durante a maior parte da Idade Média, de caráter descentralizado, com os senhores feudais (simbolicamente ligados ao Rei) exerciam o poder efetivo sobre as suas terras. Havia uma sociedade fortemente estamental, em que os privilégios eram transmitidos hereditariamente e não havia espaço para a ascensão social.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/10881853

Anexos:
Perguntas interessantes