Qual era a intenção de Willem de Kooning ao unir a arte abstrata com a figura humana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Kooning (1904-1997) foi um dos principais pintores holandeses nacionalizados americanos expressionismo abstrato.
Representante nos anos após a Segunda Guerra Mundial, De Kooning também pertencia à pintura de ação ou pintura gestual como Jackson Pollock, Mark Rothko e Clyfford Still.
Em 1926 viajou clandestinamente para os Estados Unidos e estabeleceu-se em New Jersey, um ano depois mudou-se para um estúdio em Manhattan onde foi influenciado pelo artista e crítico John D. Graham e pelo pintor Arshile Gorky.
A partir de 1928, De Kooning começou a pintar naturezas-mortas e figurativas refletindo a influência da escola de Paris.
Durante a década de XNUMX, ele foi contratado para decorar obras estatais no âmbito do Federal Art Project.
Nos anos 40, ele foi identificado com o expressionismo abstrato. À medida que seu trabalho evoluiu, as cores intensas e as linhas elegantes das abstrações começaram a se tornar obras mais figurativas.
dekoo1.jpg
Em suas obras, abundavam as formas biomórficas que sugeriam a presença de figuras, desenvolvendo um tipo de representação semi-figurativa-semi-abstrata.
Durante 1946, ele passou por uma fase financeira muito precária que o impedia de comprar pigmentos artísticos, e começou a fazer trabalhos em preto e branco com misturas caseiras.
dekoo8.jpg
Em 1948, realizou sua primeira exposição individual de suas obras em preto e branco na Galeria Charles Egan, em Nova York.
A obra de Willem de Kooning é presidida pelo desejo de conseguir uma interação entre espaço e matéria, a ilusão representativa e a qualidade plana da pintura.
É também uma luta contínua para encontrar um equilíbrio entre os proeminência expressiva do desenho e o imediatismo emocional da cor.
Willem de Kooning também experimentou escultura e performance.