Qual era a forma de organização social dos bantos ? Por favor urgente
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São várias as hipóteses sobre a origem dos povos bantu, algumas versões rezam que saíram das férteis terras do sudeste sariano ou do lago Chade. Outros afirmam que surgiram da região dos grandes lagos, na África Central, ainda outros dizem que vieram da Ásia Menor e posteriormente se foram fixando nas regiões dos grandes lagos, Sudão e a posterior emigrado para o sul. Ao passo que outras teorias dizem que os bantu entraram na África pelo istmo do Suez ou através do mar vermelho e forma se fixando na Abissínia e futuramente migraram para o Sul e sudoeste.
Apesar desta polissemia de conceitos sobre a origem dos bantu, a realidade é que os bantu em contínuo movimento migratório a procura de melhores lugares e condições de sobrevivência se foram sedentarizando e criando uma unidade étnica e cultural baseada nos sistemas de parentescos e grupos de filiação na consanguinidade, criando pequenas aldeias geridas por representantes masculinos de um único grupo.
É sobre este breve preâmbulo que, neste trabalho abordaremos a situação temática da organização social dos bantu, onde no nosso repertório trataremos comunidade bantu e sua hierarquia, a organização clãnica e tribal dos bantu bem a divisão da sociedade em castas e classes, o casamento e a religião tradicional bantu e tantos outros aspectos referentes aos bantu e sua organização social.
A forma de organização da sociedade bantu assenta nos sistemas de parentescos e grupos de filiação baseadas na consanguinidade real ou mística, da qual se exige uma transmissão, de herança e de preferência que as liguem a uma das genealogias biológicas que toda pessoa recebe ou transmite: paterna e/ou materna. As sociedades humanas adoptam um sistema de descendência, cujo ponto de referência se situa num dos progenitores ou em ambos. Este sistema de descendência ou de parentesco é unilateral e, verificando-se dois sistemas: o patrilinear e o matrilinear. Assim, a descendência está ligada a uma só linhagem.
As relações entre pessoas que se consideram aparentadas por consanguinidade real, fictícia ou putativa, são chamadas de “parentesco”. Pois os bantu primitivos já viviam em pequenas aldeias geridas por representantes masculinos de um único grupo de parentesco; assim, a aldeia era o lar e o centro espiritual de todos os membros da linhagem.
Uma das razões para se instaurar este sistema de linhagens deve ter sido a divisão de trabalho por sexos (assunto que iremos abordar mais adiante)