qual era a desconfiança de alguns setores da sociedade sobre a susesão de D. PEDRO 2
Soluções para a tarefa
Resposta:
O declínio e queda de Pedro II do Brasil, o segundo e último monarca brasileiro, ocorreu no decorrer da década de 1880, com os principais fatores cada vez mais entrando em evidência após o ano de 1881. O período também coincidiu com uma época de grande progresso e estabilidade econômica e social sem precedentes no Império do Brasil
Explicação:
Os setores religiosos, econômico e militar foram de encontro a governo de D.Pedro II, acarretando a queda da monarquia.
Fim da monarquia
O Segundo Reinado do Brasil era fomentado por três pilares:
- Religião
- Militarismo
- Escravidão.
O declínio desses três âmbitos ocasionou o enfraquecimento da monarquia de D. Pedro ll, e consequentemente sua queda, fazendo a transição da Monarquia para República.
Esse período foi marcado pelos movimentos abolicionistas, entre eles, a assinatura da Lei Áurea, que influenciou, diretamente, na mão de obra dos engenhos. Sem mão de obra barata não havia como movimentar os engenhos, que eram a base da economia, como isso houve a queda da economia do Brasil.
Na questão religiosa, ocorreu o afastamento entre Igreja Católica e Estado, pois a catolicismo proibiu que os maçons ( religião de D.Pedro II) de fazer transações e comunicações com os católicos. Ocasionando a ruptura da monopolização de poder, o que favorecia o absolutismo monárquico.
No âmbito militar houve a ruptura do Exército e do Estado, pois o sistema político não estava mais atendendo a demanda do exército, após a Guerra do Paraguai.
Para mais informações, acesse:
Segundo Reinado: brainly.com.br/tarefa/11244628