. Qual é o significado dos termos a seguir: a) osteíctes b) actinopterígeos c) sarcopterígeos d) dipnoicos e) ágnatos f) gnatostomados g) holocéfalos h) elasmobrânquios
Soluções para a tarefa
OSTEÍCTES grupo de peixes dividido em duas classes (sarcopterígios e actinopterígios), que possuem esqueleto ósseo, bexiga natatória, opérculo ósseo cobrindo a câmara branquial e escamas ganoides, cicloides ou ctenoides de origem mesodérmica; são ger. ovíparos.
ACTINOPTERIGEOSsão uma classe de peixes com nadadeiras suportadas por "raios" ou lepidotríquias, esqueleto interno tipicamente calcificado e aberturas branquiais protegidas por um mérculo ósseo.
SARCOPTERÍOSOs Sarcopterygii são peixes ósseos com nadadeiras pares ósseas e carnudas. São distinguidos do seu grupo-irmão Actinopterygii por suas nadadeiras musculares com ossos articulados. As escamas dos sarcopterígios são compostas por ossos lamelares cobertos por camadas de osso vascularizado e uma camada externa de queratina.
DIPNOICOS (também chamados de Dipnoi ou Dipneusti, e apelidados como "peixes pulmonados"), é a designação dos peixes da classe Dipnoi, no grupo dos sarcopterígios (Sarcopterygii) isto é, peixes ósseos que podem ser pulmonados facultativos (respiração branquial quando há água e respiração pulmonar quando não há água)
ÁGNATOSsão um grupo parafilético de vertebrados aquáticos que, juntamente com os condríctios e os osteíctios, formam o grupo parafilético conhecido popularmente como peixes.
GNATOSTOMADOSOs gnatostomados (do grego gnathos, mandíbula, e stomatos, boca) constituem uma superclasse de animais vertebrados, onde são reunidos os peixes que possuem mandíbula e os tetrápodes. Divergem com superclasse dos ágnatos, que não possuem mandíbula
HOLOCÉFALOSOs holocéfalos são animais representados pelas quimeras, encontradas nas profundezas e que se alimentam de invertebrados. Quando adultos, os holocéfalos não possuem escamas, sendo que as fendas branquiais são cobertas pelo opérculo.
ELASMOBRÂNQUIOSsubclasse de peixes condrictes, dividida em duas superordens primitivas e uma superordem com spp. fósseis e viventes, que inclui os tubarões, cações e raias; possuem a boca ventral com maxilares bem desenvolvidos e cinco a sete pares de fendas branquiais; são típicos predadores de peixes.
espero que tenha ajudado